Notícias MPV fora de moda na Europa mas não na Ásia. Este é o Hyundai Stargazer X

Arranque a Frio

MPV fora de moda na Europa mas não na Ásia. Este é o Hyundai Stargazer X

Depois do Staria, a Hyundai reforçou a sua oferta MPV com o Stargazer X, que adiciona alguns genes SUV… mas só para a Ásia.

Hyundai Stargazer X frente 3/4
© Hyundai

Os MPV estão «mortos»? Aparentemente só no mundo ocidental. Na China e na Ásia no geral parecem estar «vivos e cheios de saúde», como este Hyundai Stargazer X demonstra.

Até a Volvo, que nunca teve um monovolume, está prestes a revelar um só para a China. E a Hyundai, depois de ter impressionado com o vasto Staria — que pudemos conduzir —, revelou agora a variante crossover do mais compacto Stargazer (lançado em 2022).

De linhas influenciadas pelas do Staria e apesar de ser mais compacto, conta com três filas de bancos. O seu principal concorrente é o Mitsubishi Xpander.

Pode ter ganho genes de SUV — proteções em plástico e 200 mm de distância ao solo —, mas o Stargazer X mantém-se exclusivamente como um tudo à frente e está disponível apenas com uma modesta motorização a gasolina.

Trata-se de um quatro cilindros com 1,5 l de capacidade e nem um turbo ou qualquer assistência elétrica à vista. Entrega 116 cv e pode ser associado ou a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática CVT.

A versão “X” do Stargazer foi revelada no Salão Internacional da Indonésia, um ano após a introdução da versão regular. Não o esperem ver na Europa.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos teve o «dedo» da Porsche na sua concepção?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Porsche mais barato que podes comprar. Ok… mais ou menos.