Notícias Não compre um Ferrari 288 GTO sem ver este vídeo

Arranque a Frio

Não compre um Ferrari 288 GTO sem ver este vídeo

Está no mercado à procura de um Ferrari 288 GTO? Este é o guia do utilizador que tem obrigatoriamente de ver.

Ferrari 288 GTO, frente 3/4
© DK Engineering

Os guias do utilizador da DK Enginnering são dos nossos preferidos e este, sobre o Ferrari 288 GTO, faz-nos recuar ao início da linhagem que nos deu máquinas tão fascinantes como icónicas: F40, F50, Enzo e La Ferrari. Um legado que continua hoje com o F80.

Originalmente concebido para o Grupo B — para circuito e não ralis —, nunca chegaria a competir, mas não foi impedimento para ostentar a sigla GTO. Foi o segundo Ferrari de sempre a usá-la.

Foram produzidas, oficialmente, 272 unidades — ao que consta até foram mais —, e atrás dos dois ocupantes estava um V8 biturbo com 400 cv, associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Este guia do utilizador dá-nos conhecer em detalhe a operação deste cavalinho rampante e, desde logo, sobressai um aspeto comum a muitos supercarros: os pequenos rituais de utilização. Alguns a exigir delicadeza no trato, como o abrir e fechar dos capôs dianteiro e traseiro.

Também ficamos a saber algumas curiosidades, como o facto de todos os Ferrari 288 GTO serem originalmente vermelhos e de só haver três opções para o interior. Compare-se com as personalizações infinitas que são hoje possíveis no universo dos supercarros e hipercarros.

Este é um vídeo a não perder.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último Ferrari a ser equipado com caixa manual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Ferrari a vir equipado com uma caixa manual