Notícias Este trio marca o início da nova ofensiva da Volkswagen na China

Salão de Xangai 2025

Este trio marca o início da nova ofensiva da Volkswagen na China

A Volkswagen revelou três concepts elétricos: ID. Aura, ID. Era e ID. Evo. São o rosto da nova ofensiva da Volkswagen na China.

© Volkswagen

A Volkswagen vai apresentar não um, nem dois, mas três novos concept cars 100% elétricos no Salão de Xangai: ID. Aura, ID. Era e ID. Evo. Cada um destes protótipos foi desenvolvido em colaboração com as três joint ventures que o Grupo Volkswagen tem na China: FAW-VW, SAIC-VW e Volkswagen Anhui, respetivamente.

Este trio marca o início da nova ofensiva “In China, for China” da Volkswagen, totalmente focada no maior mercado automóvel do mundo. Por isso não espere ver estes modelos na Europa.

O objetivo é claro: recuperar a liderança do mercado chinês, perdida para a BYD, e ganhar tração num segmento onde os atuais ID. não conseguiram marcar posição. Até 2027, a Volkswagen promete lançar mais de 30 modelos na China, dos quais mais de 20 serão NEV (New Energy Vehicles), ou seja, elétricos ou híbridos — são os que mais vendem.

Dos três, o mais compacto é o ID. Aura, da FAW-Volkswagen. Esta berlina de três volumes destina-se ao segmento dos familiares compactos e estreia a nova plataforma CMP (Compact Main Platform), desenvolvida especificamente para o mercado chinês.

Volkswagen ID Aura - Xangai 2025
© Volkswagen Volkswagen ID Aura

A condução automatizada (nível 2++) e um assistente virtual com IA (inteligência artificial) reforçam a aposta na tecnologia, com uma interface próxima da experiência de um smartphone.

O Volkswagen ID. Era, concebido em colaboração com a SAIC é um SUV de grandes dimensões, com três filas de assentos e sete lugares.

Volkswagen ID Era - Xangai 2025
© Volkswagen Volkswagen ID. Era

A locomoção é 100% elétrica, mas inclui um extensor de autonomia a combustão. Desta forma, os 300 km de autonomia elétrica poderão transformar-se em mais de 1000 km.

Desenvolvido pela Volkswagen Anhui, o ID. Evo posiciona-se como o mais emocional dos três e está direcionado a um público jovem.

Volkswagen ID Evo - Xangai 2025
© Volkswagen Volkswagen ID Evo

É o primeiro SUV grande da submarca ID. UNYX, criada especificamente para a China. Está assente numa plataforma de 800 V e integra uma nova arquitetura eletrónica, com serviços digitais avançados, atualizações remotas e uma experiência de utilização mais imersiva.

Plataforma local, ambição global

Segundo Thomas Schäfer, o diretor-executivo da Volkswagen, estes protótipos que vão ser revelados amanhã em Xangai são o resultado de um investimento na nova estratégia de desenvolvimento local.

O novo centro tecnológico em Hefei vai permitir reduzir o ciclo de desenvolvimento para apenas 34 meses, acelerando o lançamento de novos modelos adaptados à realidade chinesa.

Stefan Mecha, responsável pela marca na China, destaca a importância de oferecer propostas distintas para diferentes tipos de consumidor. Já Thomas Ulbrich, CEO do Volkswagen China Technology Center, reforça que estas soluções resultam de uma adaptação total às necessidades técnicas e culturais dos clientes locais.

O design, embora diferenciado em cada concept, mantém a imagem de marca. Todos seguem a linha revelada pelo ID. CODE, apresentada no Salão de Pequim em 2024, mas ajustada a cada uma das joint ventures — o ADN da marca mantém-se intacto, mas o sotaque é cada vez mais chinês.