Notícias Skoda Enyaq RS tem visual renovado mas potência manteve-se

Apresentação

Skoda Enyaq RS tem visual renovado mas potência manteve-se

Depois do Skoda Elroq chegou a agora a vez do Enyaq receber uma atualização da sua versão RS, agora mais desportiva.

Skoda Enyaq RS - 3/4 de frente em andamento
© Skoda

A Skoda continua a modernizar a sua gama de modelos 100% elétricos e a atualização do Skoda Enyaq RS é a sua mais recente novidade. Depois de nos ter mostrado a nova «cara» do Enyaq no início deste ano, chega agora o momento de conhecermos a sua opção mais desportiva, o Enyaq RS.

Estará disponível desde o início da sua comercialização com os dois formatos de carroçaria e volta a conquistar o título de Skoda mais potente de sempre.

Para esta versão, a Skoda optou por manter no Enyaq RS os dois motores elétricos (um em cada eixo) com 250 kW (340 cv) e tração nas quatro rodas. Em conjunto com o Skoda Elroq RS, este torna-se um dos mais rápidos no sprint dos 0 aos 100 km/h: 5,4s. Quanto à velocidade máxima, são anunciados 180 km/h.

O Skoda Enyaq foi o primeiro modelo 100% elétrico da marca a ostentar a sigla RS, em 2022, já com uma configuração muito competitiva. Por esse motivo, também se mantém a bateria de 84 kWh (79 kWh úteis). Mais uma vez, tal como no Elroq.

Segundo os dados revelados pelo construtor checo, o Skoda Enya RS consegue percorrer mais de 560 km de autonomia (ciclo WLTP) — mais 10 km que o Elroq RS — com uma só carga. Nos carregamentos, bastam 26 minutos para elevar a sua carga dos 10% para os 80% em carregamento rápido. Na prática, a única diferença entre o Elroq RS e o Enyaq RS é o formato e o tamanho da carroçaria.

Ainda assim, a Skoda reforçou as capacidades dinâmicas do Enyaq RS, com uma nova afinação da direção progressiva, do chassis (rebaixado em 15 mm à frente e 10 mm atrás) e dos pneus desportivos. Opcionalmente, continua a estar disponível o chassis adaptativo DCC.

Visual mais desportivo

À semelhança daquilo que já acontece na gama da marca checa, os novos Skoda Enyaq RS e o Enyaq Coupé RS estreiam a nova linguagem visual Modern Solid.

Esta versão desportiva destaca-se por adotar a Light Band, uma barra luminosa composta por «pestanas» verticais na grelha dianteira. Além disso, estão também presentes vários elementos em preto brilhante, que conferem um estilo mais desportivo a este modelo. A somar a isto, o Enyaq RS conta, de série, com jantes de 21″.

Este visual desportivo estende-se ao interior que, apesar de não ter sofrido alterações significativas — mantém o ecrã de infoentretenimento de 13″ e o painel de instrumentos de 5″ —, está disponível com duas versões: RS Lounge (de série) e RS Suite (opcional).

A RS Lounge inclui bancos desportivos e forrados em microfibra Suedia, com costuras contrastantes em verde lima. Já a RS Suite recorre a pele sintética com costuras cinzentas.

Quando chega?

O Skoda Enyaq RS vai ser apresentado publicamente já este mês, entre os dias 9 e 25 de maio, durante o Campeonato do Mundo de Hóquei no Gelo da IIHF, na Suécia e Dinamarca. Ainda não existem preços anunciados.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun