Notícias Emmanuel Macron tem carro novo à grande e à francesa

Apresentação

Emmanuel Macron tem carro novo à grande e à francesa

Blindado e com acabamentos em mármore preto dos Pirinéus. Assim é o novo Renault Rafale presidencial que serve Emmanuel Macron.

Renault Rafale Presidencial 04
© Renault

Emmanuel Macron, Presidente francês, tem mais um carro novo na garagem. Há poucos meses recebeu o novo topo de gama da DS, o Nº8 Presidencial e agora, volvidos dois meses, junta-se à frota mais um modelo gaulês, desta vez da Renault, que fornece automóveis ao chefe de Estado francês desde 1920.

Apesar de, à primeira vista, parecer um Renault Rafale «normal», o novo carro presidencial é ligeiramente diferente daqueles que encontramos à venda nos concessionários do construtor francês. Logo à partida, destaca-se pelas alterações estéticas e pelo crescimento entre eixos.

A pintura exterior, exclusiva desta unidade, chama-se Bleu Présidence e conta com um efeito de purpurina branca e vermelha que brilha à luz do sol.

Além disso, este Rafale conta ainda com suportes removíveis para bandeiras, com uma grelha dianteira decorada com as cores da bandeira francesa e com emblemas tricolores nos guarda-lamas dianteiros.

Já no interior, o objetivo foi criar um ambiente que refletisse o melhor do estilo, luxo e artesanato franceses. Para isso, a Renault contou com a colaboração de especialistas para revestirem o tabliê, o volante e a consola traseira com mármore negro proveniente dos Pirinéus.

Além disso, os bancos em pele foram feitos à medida e personalizados com o brasão presidencial e pespontos nas cores da bandeira de França. O isolamento acústico também foi reforçado e as portas traseiras passaram a contar com “soft close“.

Cresceu em comprimento

Mas as diferenças não se ficam pela aparência. Para oferecer mais espaço ao chefe de Estado gaulês, os engenheiros da Renault aumentaram em 48 mm a distância entre eixos do Rafale, que manteve o sistema híbrido plug-in do modelo de produção.

Ou seja, neste Rafale presidencial continuamos a encontrar um motor 1.2 l, três motores elétricos e uma bateria de 22 kWh (totais), para uma potência combinada de 300 cv, tração integral e uma autonomia elétrica que, no modelo convencional, ronda os 100 km (ciclo WLTP).

Contudo, não será expectável que este Rafale consiga ir tão longe sem recorrer ao motor de combustão, já que passou pelo habitual processo de blindagem necessário neste tipo de veículos e que o terá deixado, certamente, com um peso largamente superior aos 2000 kg anunciados pelo modelo de produção.

A Renault não confirma o peso deste Rafale, mas garante que a blindagem obrigou a que fossem feitos ajustes ao nível da suspensão.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault já participou, pelo menos, numa das edições do Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

12 carros que ninguém esperava ver no Rali Dakar
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

12 carros que ninguém esperava ver no Rali Dakar