Notícias Esta é a nova cara do Peugeot 308. Fique a saber o que mais mudou

Apresentação

Esta é a nova cara do Peugeot 308. Fique a saber o que mais mudou

Além da dianteira redesenhada, o Peugeot 308 2026 ganhou ainda novas tecnologias e a variante elétrica viu a autonomia crescer.

frente Peugeot 308 2026
© Peugeot

Já passaram quatro anos desde o lançamento da terceira geração do Peugeot 308, o familiar compacto que tem liderado o segmento nos últimos anos em Portugal e a 308 SW até é a carrinha mais vendida do país. Está na altura para uma bem vinda atualização.

Desta vez a marca francesa foi mais longe que o habitual e deu ao 308 uma cara totalmente nova. É mais assertiva e distingue-se do antecessor pela adoção de óticas bipartidas e uma nova assinatura luminosa, caraterizada por «três garras» em LED, de série em todas as versões.

Estas «três garras» posicionam-se na parte de cima da secção dianteira e são complementadas por segmentos de luz que se estendem de uma ótica à outra, separados apenas pelo logótipo da marca francesa, que surge, pela primeira vez, iluminado.

Os faróis principais (Full LED ou LED Matrix) estão mais abaixo, devidamente «camuflados» nas generosas entradas de ar nas laterais do para-choques redesenhado.

Logótipo Peugeot iluminado
© Peugeot Pela primeira vez, o logótipo da Peugeot também passa a ser iluminado.

Mais tecnologia a bordo

Se por fora a mudança salta à vista, por dentro a evolução faz-se sentir na tecnologia. O interior, o conhecido i-Cockpit, mantém-se virtualmente idêntico, mas acrescenta novos detalhes. Entre estes temos a iluminação ambiente personalizável e o painel de instrumentos redesenhado.

Os práticos i-Toggles também permanecem: cinco botões digitais configuráveis que funcionam como atalhos para as funções favoritas do condutor.

A maior novidade acaba por ser no campo tecnológico, com a adoção do sistema de infoentretenimento i-Connect® Advanced na versão GT, com navegação conectada TomTom e integração com ChatGPT.

O Peugeot 308 2026 inclui ainda atualizações remotas de software (OTA), vem equipado com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, e há novos serviços ligados através da aplicação MyPeugeot.

A Peugeot também reforçou a componente ecológica do 308. Cada exemplar integra 31% de materiais reciclados ou de origem renovável, incluindo plásticos, aço e alumínio. E o tabliê também passou a integrar fibras de cânhamo.

Peugeot E-308 ganha autonomia e novas funções

A gama de motorizações do Peugeot 308 continua a ser uma das mais amplas do segmento: temos um mild-hybrid 48 V a gasolina (1.2 turbo e 145 cv), um híbrido plug-in (195 cv e 85 km de autonomia elétrica), um 100% elétrico e ainda uma opção Diesel (1.5 BlueHDI e 130 cv).

Se as motorizações mild-hybrid 48 V, Diesel e híbrida plug-in transitam sem alterações, já o Peugeot E-308 (elétrico) apresenta novidades. Mantém a potência e binário — 115 kW (156 cv) e 270 Nm —, mas a autonomia aumentou em 34 km para 450 km (ciclo combinado WLTP).

Pessoa a carregar Peugeot E-308 SW 2026
© Peugeot Um carregador trifásico de bordo é fornecido de série, com uma potência de 11 kW (AC) e 100 kW (DC). Neste caso, é possível passar de 20% para 80% de carga em 32 minutos.

Esse ganho foi conseguido graças a uma nova bateria de 58,4 kWh (55,4 kWh utilizáveis) — até agora era de 54 kWh totais e 51 kWh líquidos —, mas as novidades não se ficam por aqui. O Peugeot E-308 2026 estreia também as funções Plug & Charge (autenticação automática no posto) e V2L (Vehicle-to-Load), que permite alimentar dispositivos externos até 3,5 kW.

Quando chega?

A Peugeot informa que os renovados 308 e 308 SW chegam ao mercado no outono de 2025. Ainda não foram anunciados preços.

Peugeot 308 e 308 SW
© Peugeot Além da nova dianteira, o Peugeot 308 2026 recebeu novas jantes diamantadas de 17″ (Allure) e 18″ (GT) e novas cores — Azul Lagoa no 308 e Azul Ingaro no 308 SW —, que ajudam a distingui-lo do antecessor.