Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Nunca houve um Opel Mokka tão potente como este

Apresentação

Nunca houve um Opel Mokka tão potente como este

O novo Opel Mokka GSE é o primeiro 100% elétrico da marca a ostentar a sigla e promete muita performance e dinâmica apurada.

Opel Mokka GSE, frente 3/4
© Opel

Antecipado pela versão de competição, o novo Opel Mokka GSE é o primeiro 100% elétrico do construtor a ostentar a sigla GSE, que vai passar a identificar exclusivamente modelos 100% elétricos.

Recorde-se que, desde 2022, esta sigla identificava os híbridos plug-in mais potentes das gamas Astra e Grandland, mas já não será o caso.

© Opel Opel Mokka GSE Rally (à esquerda) e o novo Opel Mokka GSE (à diereita)

Lobo em pele de cordeiro

Face ao Mokka «normal», as diferenças visuais são mínimas. Além das inscrições “GSE” espalhadas um pouco por todo o lado, os para-choques surgem com apontamentos distintos, as jantes são de maiores dimensões (20″) e exclusivas deste modelo e as pinças de travão surgem agora pintadas a amarelo.

No interior, a história repete-se. À exceção dos bancos desportivos em Alcantara com apoio de cabeça integrado, o interior do novo Opel Mokka GSE é predominado por cores escuras, que surgem em contraste com o verde lima que caracteriza a divisão desportiva da marca.

Do ponto de vista tecnológico, o SUV germânico equipa os mesmos dois ecrãs de 10″ — um para o painel de instrumentos e outro para o sistema de infoentretenimento —, que nesta versão desportiva adotam um visual e menus específicos.

Mokka com 280 cv

À semelhança dos «primos» Alfa Romeo Junior Veloce, Peugeot e-208 GTi e do Abarth 600e Scorpionissima, o novo Opel Mokka GSE equipa o mesmo motor elétrico dianteiro com 207 kW (280 cv) e 345 Nm de binário, assim como a bateria (54 kWh).

Isto resulta numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9s — o peso é inferior a 1,6 toneladas — e uma velocidade máxima limitada a 200 km/h, que só é possível de alcançar no modo de condução “Sport”. Nos modos restantes, as definições são otimizadas para a máxima eficiência.

© Opel

O novo Mokka GSE passa a ser um dos Opel mais potentes à venda. Acima do Mokka em termos de potência, só há o muito maior Grandland Electric AWD com 325 cv.

Além da potência extra, os engenheiros da Opel também deram a devida atenção à dinâmica do Mokka GSE: chassis, direção e travões foram desenvolvidos especificamente para esta versão desportiva.

Os eixos foram modificados, ganhou novos amortecedores hidráulicos e para manter tudo sob controlo, conta ainda com um diferencial autoblocante. Segundo a Opel, tudo isto garante “um desempenho excecional”.

Quando chega?

A Opel ainda não avançou com a data de chegada do novo Mokka GSE ao mercado, com a marca a afirmar que “mais informações sobre a estreia mundial e lançamento no mercado” serão divulgadas em breve.

Quanto a preços, também não são conhecidos. Por efeitos de comparação, o Alfa Romeo Junior Veloce e o Abarth 600e Scorpionissima custam ambos mais que 45 mil euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento