Notícias Concept 20-23. Nissan mostra «super hot-hatch» inspirado na Fórmula E

Apresentação

Concept 20-23. Nissan mostra «super hot-hatch» inspirado na Fórmula E

Criado para assinalar os 20 anos do Nissan Design Europe, o Concept 20-23 é um protótipo futurista que aponta ao mundo das corridas.

Para celebrar o 20.º aniversário da Nissan Design Europe, em Londres (Reino Unido), a Nissan acaba de apresentar um novo protótipo 100% elétrico, denominado Concept 20-23.

A apresentação — onde nós estivemos presentes — teve lugar numa plataforma flutuante atracada em frente ao edifício do centro de design da Nissan na Europa, na bacia de Paddington do canal Grand Union da cidade londrina.

Revelado ao mundo pelo presidente e diretor executivo da Nissan, Makoto Uchida, o Concept 20-23 foi buscar inspiração à participação da marca nipónica na Fórmula E e aos simuladores online, apesar de não esquecer alguns modelos do passado da Nissan, nomeadamente os chamados “Pike Cars“, tais como o Be-1, Figaro ou S-Cargo.

Isso fica evidente na aparência divertida e amigável deste protótipo de três portas, que ainda assim conta com um pacote aerodinâmico considerável em ambas as extremidades e com saias proeminentes que ajudam a direcionar o fluxo de ar.

Na dianteira, destaque para a superfície «limpa» e para o aspeto distinto dos faróis, que acabam por definir a assinatura visual deste concept. Já na traseira o que mais salta à vista é o generoso spoiler e a barra horizontal que surge abaixo dos farolins e que ajuda a reforçar a sensação de largura do conjunto.

Nissan Concept 20-23 traseira
© Nissan

O visual exterior só fica completo com uma entrada de ar integrada no tejadilho que garante a ventilação aos ocupantes deste Nissan Concept 20-23, que abre caminho para um futuro 100% da marca japonesa na Europa, como revelou Makoto Uchida durante esta apresentação:

É um símbolo do nosso futuro e o nosso futuro é elétrico. A partir de hoje todos os modelos da Nissan lançados na Europa serão elétricos.

Makoto Uchida, presidente e diretor executivo da Nissan
Makoto-Uchida-presidente-Nissan
© Razão Automóvel Makoto Uchida, presidente e diretor executivo da Nissan, ao lado do Concept 20-23

Interior futurista inspirado na competição

O acesso ao interior é feito a partir de duas portas borboleta (dobram para cima a partir da base do pilar A), que desvendam um habitáculo futurista inspirado no mundo da competição: a barra de suporte que atravessa a abertura das portas é um exemplo perfeito disso.

Quanto aos bancos, são fundos, recortados e com o suporte adequado, ao mesmo tempo que apresentam um acabamento quase branco. Já a coluna de direção (com um suporte em fibra de carbono) é longa e culmina com um volante de corte desportivo, com um formato retangular.

Nissan Concept 20-23 volante
© Nissan

Entre os dois ocupantes, ao meio, encontramos a consola central, que é mantida em posição por duas travessas metálicas que estão aparafusadas à “coluna” do automóvel. Sob essas duas barras de suporte, encontramos um extintor de incêndio.

A NÃO PERDER: Nissan X-Trail. Testámos o SUV de sete lugares elétrico mas com motor a gasolina

Por se tratar de uma “interpretação futurista da funcionalidade nua de um automóvel de competição”, como explica a própria Nissan, o interior do Concept 20-23 está despido de tudo o que não seja essencial.

Além dos bancos e do volante, conta apenas com alguns pequenos ecrãs para exibir informações vitais, tudo para que não existam distrações daquilo que verdadeiramente importa, a estrada, tal como num automóvel de corridas.

Um elétrico para as estradas de Londres?

Por se tratar de um protótipo e de um exercício de estilo, a Nissan não revelou qualquer especificação técnica para o Concept 20-23, limitando-se a dizer que conta com um “grupo motopropulsor elétrico”. Mas explicou o que estava no caderno de encargos para este concept:

A equipa mais jovem do Nissan Design Europe recebeu um encargo simples: conceber um automóvel urbano elétrico divertido que gostariam de conduzir todos os dias em Londres.

Alfonso Albaisa, vice-presidente sénior de Design Global da Nissan

“O Concept 20-23 que eles projetaram é um hatchback compacto que é fortemente influenciado pelo mundo da competição online. Adoro a história que conta sobre como os mundos da vida urbana moderna, dos jogos online e da mobilidade com emissões zero se cruzam”, acrescentou Alfonso Albaisa.