Notícias Esta é a primeira carrinha elétrica de sempre da Mercedes-Benz

Apresentação

Esta é a primeira carrinha elétrica de sempre da Mercedes-Benz

A inédita Mercedes-Benz CLA Shooting Brake elétrica chega em 2026 com autonomia até 761 km, mais estilo, espaço e versatilidade.

Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 2026, traseira 3/4
© Mercedes-Benz

Parece que foi ontem a revelação da nova geração do CLA e a Mercedes-Benz já está a levantar o pano sobre a nova CLA Shooting Brake, a sua primeira carrinha 100% elétrica de sempre.

Com a berlina partilha praticamente tudo, a começar na plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) estreada pelo próprio CLA, que está preparada tanto para versões 100% elétricas, como mild-hybrid 48 V.

Mas por ser uma carrinha acrescenta à berlina versatilidade e espaço. As diferenças começam do pilar B para trás, com a linha do tejadilho a ser prolongada mais suavemente em direção à traseira, terminando num portão traseiro de grandes dimensões. Mantém o estilo dinâmico e até elegante, e do nosso ponto de vista, até resulta melhor.

Mais espaço para pessoas, bagagens… e até motas

A grande mais-valia da CLA Shooting Brake está, por isso, no seu interior. Comparada com a berlina tem mais 26 mm de altura na segunda fila (+7 mm em relação à antecessora), o que facilita as entradas e saídas, também porque as portas traseiras são maiores.

Mas apesar de ter crescido por fora em todas as direções, a bagageira perdeu 30 litros de capacidade de bagageira face à geração anterior — 455 litros contra 485 litros. Por outro lado compensa com um prático frunk dianteiro com 101 litros adicionais e um compartimento traseiro mais largo, mais fundo e acessível. Com os bancos traseiros rebatidos (40:20:40 de série), a capacidade sobe até aos 1290 litros.

Além disso, a primeira carrinha elétrica da Mercedes-Benz também está equipada com barras de tejadilho de série (suportam até 75 kg) e pode rebocar até 1800 kg nas versões com tração integral — um valor muito acima do habitual entre os modelos elétricos deste segmento. Dá para levar muita coisa às costas… até um atrelado com um par de motas.

Teto panorâmico com céu estrelado

Outra das novidades da nova Mercedes-Benz CLA Shooting Brake em relação à berlina tem a ver com o teto panorâmico de grandes dimensões. Tal como no carro é de série em todas as versões, mas aqui ganha a possibilidade de ser iluminado com um padrão de 158 pequenas estrelas, ligadas à iluminação ambiente do habitáculo.

teto panorâmico iluminado com estrelas
© Mercedes-Benz Podemos ter um “céu estrelado” todos os dias na Shooting Brake.

Este «céu estrelado» — invisível durante o dia — é um exclusivo no segmento e a marca diz que transforma por completo a experiência a bordo, sobretudo para os passageiros traseiros.

Autonomia, desempenho e carregamento

Tal como o CLA berlina, inicialmente, a Shooting Brake será lançada com duas motorizações e com a particularidade de ter uma caixa de duas velocidades no eixo traseiro:

  • CLA 250+ Shooting Brake, 200 kW (272 cv), tração traseira e até 761 km (WLTP);
  • CLA 350 4MATIC Shooting Brake, 260 kW (354 cv), tração integral e até 730 km (WLTP).

Não consegue igualar a berlina nos 792 km de autonomia, devido à aerodinâmica menos favorável, mas não deixa de ser uma das autonomias mais elevadas do mercado.

Ambas as versões recorrem a uma bateria de química NMC de 85 kWh úteis, arquitetura elétrica de 800 V permitindo carregamentos ultrarrápidos até 320 kW.

Porta de carregamento
© Mercedes-Benz Em apenas 10 minutos, é possível recuperar até 310 km de autonomia (CLA 250+). O consumo médio varia entre os 12,7 kWh/100 km e os 15,7 kWh/100 km, consoante a versão.

Além das versões 100% elétricas, a Mercedes-Benz confirmou também o lançamento de variantes com tecnologia mild-hybrid de 48 V no início de 2026.

Interior digital, mas comandos físicos regressam

De resto, é tudo idêntico à berlina. Regressando ao interior do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake, destaca-se o Superscreen opcional. É um painel digital que integra até três ecrãs: um para o condutor, outro central (ambos de série) e um terceiro diante do passageiro (opcional).

O CLA também estreia o novo sistema operativo MB.OS, que serve de base à nova geração do MBUX, o sistema de infoentretenimento. Este passa a ter o auxílio não de uma, mas duas inteligências artificiais (Microsoft e Google), e, entre outros, um assistente virtual capaz de dialogar connosco, com memória de curto prazo.

Apesar da digitalização galopante, há boas notícias para quem prefira os «velhinhos» botões ou comandos físicos: estes regressaram ao volante após pedido dos clientes, incluindo «rodinhas» para o controlo de funções como o cruise control ou volume.

Mercado Há um elétrico da Mercedes-Benz que está a ter mais procura que o previsto

Quando chega?

A nova Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ chega ao mercado europeu em março de 2026, inicialmente nas versões 100% elétricas. Mais tarde, seguir-se-ão as versões com motorização híbrida.

Depois do CLA e CLA Shooting Brake, seguem-se dois novos SUV a partir desta plataforma MMA da marca alemã. São os sucessores do GLA/EQA e GLB/EQB e partilharão as principais características técnicas com o duo de CLA.