Notícias Há mais uma marca chinesa em Portugal e já tem data de estreia

Apresentação

Há mais uma marca chinesa em Portugal e já tem data de estreia

Há mais uma marca chinesa a caminho de Portugal: a Changan. Ao longo dos próximos três anos, tem previsto o lançamento de sete modelos na Europa.

Changan Deepal S07 - frente
© Changan

A Changan Automobile vai estrear-se em Portugal, através de uma parceria com o Grupo Auto-Industrial, que ficará responsável pela importação e distribuição exclusiva da marca no nosso país.

Este fabricante está entre os maiores no seu país de origem, com mais de 2,2 milhões de automóveis comercializados em 2024 e está presente em mais de 60 países.

Changan Deepal S07 - conjunto
© Changan O Changan Deepal S07 será o primeiro de nove modelos previstos para o mercado europeu nos próximos três anos.

O acordo entre as duas empresas foi formalizado a 25 de abril, na cidade de Chongqing, na China, e surge na sequência da apresentação da marca na Europa no final de março em Mainz, Alemanha.

Com a entrada no mercado europeu, a Changan prevê lançar nove modelos ao longo dos próximos três anos. O primeiro será o Deepal S07, um SUV 100% elétrico, que tem a sua chegada prevista, inicialmente, a países como Alemanha, Noruega, Dinamarca e Países Baixos, ainda no primeiro semestre de 2025.

O Deepal S07 não é uma estreia absoluta nas páginas da Razão Automóvel: já o mencionámos antes, pois é o modelo que serve de base ao novo Mazda CX-6e. A Changan e a Mazda são parceiros na China.

Os detalhes sobre os modelos, preços e versões a lançar em Portugal, serão revelados ao longo das próximas semanas.

Em Portugal, o primeiro contacto com a nova marca chinesa vai acontecer ainda este mês de maio, durante o ECAR Show 2025, em Lisboa — será uma de várias estreias que poderemos ver, neste que é o maior salão automóvel do país. A Razão Automóvel é o Parceiro de Media Oficial do ECAR SHOW 2025.

Changan e Auto-Industrial em assinatura de acordo
© Changan O Grupo Auto-Industrial ficará responsável pela importação e distribuição exclusiva da Changan Automobile em Portugal.

O Grupo Auto-Industrial vai ficar responsável pela comercialização e assistência da Changan em Portugal. Fundado em 1920, é um dos grupos mais antigos do setor e fechou o ano de 2024 com um volume de negócios de 293,6 milhões de euros.