Notícias A Bentley deu asas novas ao seu emblema por um bom motivo

Indústria

A Bentley deu asas novas ao seu emblema por um bom motivo

A Bentley redesenhou o emblema histórico Winged B e é o primeiro passo para uma nova era no design da marca.

Bentley novo logótipo
© Bentley

O “Winged B” faz parte da identidade da Bentley desde a sua fundação e a marca britânica não costuma alterá-lo com frequência — em mais 100 anos de história, esta é a quinta vez que o decidiu fazer.

É, por isso, um momento importante, com mais significado do que apenas um simples redesign: é o primeiro passo para uma nova era no design da marca britânica.

Vamos poder assistir a esse novo capítulo já no próximo dia 8 de julho, onde o novo “Winged B” será ostentado por um novo concept. Este não antecipa um modelo de produção, mas vai dar a conhecer a nova linguagem de design da marca.

Bentley novo logótipo
© Bentley Evolução do logótipo da Bentley, do novo para o mais antigo. O “B” ao centro pode ser utilizado isoladamente, sem as asas, funcionando como elemento gráfico independente.

O novo Winged B

Desenhado totalmente in-house e supervisionado por Robin Page, diretor de design da Bentley, o novo emblema procura refletir o futuro da marca sem romper com o passado.

Mais «afilado» e moderno, o novo Winged B inspira-se nas asas angulosas de um falcão-peregrino — o animal mais rápido do planeta, capaz de atingir mais de 300 km/h —, e abandona as penas inferiores presentes no emblema anterior. A abordagem é mais limpa e minimalista.

Para Robin Page, “se uma marca de luxo é o produto das histórias que criou, então o seu emblema é a sua assinatura”. Representa, assim, mais do que uma evolução visual: é também o prenúncio de um futuro mais arrojado para a Bentley.

Descubra o seu próximo automóvel:

De 1919 para o futuro

O emblema original da Bentley foi criado por F. Gordon Crosby em 1919, combinando um “B” com asas que representavam o desempenho e a velocidade, qualidades essenciais para W.O. Bentley, fundador da marca.

Ao longo dos anos, o “Winged B” foi sofrendo alterações. A versão que ornamentou durante mais tempo a dianteira dos modelos de produção surgiu em 1931, com um design simétrico — o original tinha mais penas de um lado do que do outro.

Em 1996 houve um redesign e, em 2002, já sob o controlo do Grupo Volkswagen, o emblema regressou à assimetria original — com 10 penas de um lado e 11 do outro —, num tributo ao desenho de Crosby e um passo em direção à era do Continental GT.

O redesign de 2025 é, contudo, o mais ousado até agora, marcando uma rutura clara com o passado, mais geométrico e menos orgânico. E prepara o terreno para um novo capítulo na história da marca.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Bentley Bentayga S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bentayga S. SUV de luxo da Bentley ficou mais desportivo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bentayga S. SUV de luxo da Bentley ficou mais desportivo