Notícias Volvo apresenta híbrido com autonomia elétrica recorde que não podemos comprar

Antevisão

Volvo apresenta híbrido com autonomia elétrica recorde que não podemos comprar

A Volvo vai fazer regressar a sigla XC70, mas, desta vez, não será uma carrinha com aptidões de SUV, mas sim um SUV com aptidões de elétrico.

Volvo XC70 2025 - grupo ótico traseiro
© Volvo

A Volvo acaba de revelar as primeiras imagens oficiais do novo XC70, ainda em jeito de teaser, e chegará ao mercado ainda antes do final do ano. Só que esse mercado é o chinês. A marca está ainda a analisar a sua comercialização noutros mercados, como o europeu.

Lembra-se do XC70 original? Era uma carrinha com aptidões de SUV, com tração às quatro rodas e distância ao solo aumentada. Este novo Volvo XC70 assume-se como um SUV de pleno direito.

A Volvo ainda não adiantou muitos dados sobre este novo modelo, mas já sabemos duas coisas: assenta sobre uma nova plataforma SMA (Scalable Modular Architecture) e a marca apresenta-o como o seu “primeiro híbrido plug-in de autonomia alargada” e “com mais autonomia de sempre”.

Volvo XC70 frente
© Volvo O desenho da frente é similar ao dos Volvo 100% elétricos, mas o XC70 é um híbrido plug-in.

O que é que isto quer dizer? Em comunicado a Volvo diz que a nova plataforma SMA é para “híbridos plug-in de autonomia alargada”, o que deixa dúvidas do que será ao certo.

Tecnologia com autonomia recorde

É um elétrico com extensor de autonomia (híbrido em série), onde o motor de combustão serve apenas de gerador? Ou é um híbrido plug-in como os que vende atualmente (híbrido paralelo) onde a propulsão pode ser em simultâneo feita pelo motor de combustão e elétrico?

Sabendo que os elétricos com extensor de autonomia (EREV) estão a ter um boom de vendas na China, é provável que o XC70 também seja um. Até porque a Volvo anuncia 200 km de autonomia elétrica — no ciclo chinês —, o que implica, num SUV deste porte, uma bateria com uma capacidade significativa. Teremos de aguardar pela revelação de todas as especificações finais.

Indústria Volkswagen quer trazer tecnologia de sucesso na China para a Europa

O que sabemos mais?

O novo Volvo XC70 deverá posicionar-se entre o XC60 e o maior XC90, como a designação sugere, e o seu design aproxima-se mais dos modelos 100% elétricos da marca do que dos com motor de combustão.

Volvo XC70 2025 - lateral
© Volvo O Volvo XC70 «encaixa» entre o XC60 e XC90, até no que respeita às dimensões.

À frente, por exemplo, não há uma grelha convencional, vendo-se apenas uma entrada de ar generosa na parte inferior que é ativa. Ou seja, ajusta automaticamente para otimizar a aerodinâmica ou a refrigeração.

Os grupos óticos do XC70 mantêm o desenho inspirado no Martelo de Thor, mas estes estão apenas destinados às luzes de condução diurna. Os faróis em si, em Matrix LED, estão mais abaixo, nas extremidades laterais do para-choques.

volvo XC70 traseira
© Volvo Atrás, a assinatura visual em LED é facilmente reconhecível como da Volvo, prolongando-se pelos pilares traseiros.

Håkan Samuelsson, o recém-empossado diretor-executivo da Volvo, referiu anteriormente que esta tecnologia híbrida plug-in de autonomia longa seria “uma ponte perfeita até à eletrificação total”, enquanto a procura não aumenta para os 100% elétricos.

Mesmo que o novo Volvo XC70 não chegue à Europa, parece ser quase certo que veremos a tecnologia chegar a outros modelos da marca sueca.