Notícias Volkswagen ID.4 2026 “vai ser um carro completamente diferente”

Antevisão

Volkswagen ID.4 2026 “vai ser um carro completamente diferente”

O ID.4 vai ser atualizado para 2026, mas Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, diz que será mais que isso: "vamos refazer completamente o ID.4".

Volkswagen ID.4 GTX

Lançado em 2020, o Volkswagen ID.4 foi o segundo modelo 100% elétrico do construtor alemão a chegar ao mercado, depois do ID.3.

Há quase cinco anos no catálogo da Volkswagen, o SUV elétrico prepara-se para receber uma atualização, mas de acordo com a marca esta será tão profunda, que podia passar por uma nova geração.

Quem o diz é Thomas Schäfer, diretor-executivo da Volkswagen, em declarações à Autocar: “vamos refazer completamente o ID.4 por dentro e por fora. Vai ser um carro completamente diferente, um salto em frente”. O Volkswagen ID.4 2026 “é realmente bonito”, avançou.

Volkswagen ID.4 GTX
Volkswagen ID.4 GTX, a versão mais desportiva do SUV elétrico.

O que vai mudar?

Segundo Schäfer, uma das grandes prioridades passa por garantir que o ID.4 tenha uma ligação clara com os futuros modelos da marca.

Isto significa que o SUV alemão vai adotar a nova linguagem de design iniciada com o protótipo ID.2all, conferindo-lhe uma postura “mais baixa e larga”.

“Achámos que precisava de se enquadrar na nova linguagem de design, já que continua a ser o nosso elétrico mais importante em termos de volume”.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen

Aliás, segundo a Autocar, sabe-se que o SUV alemão é conhecido internamente por “Tiguan elétrico”, indicando a possibilidade de tentar aproximar visualmente os dois SUV, tal como o novo ID.2 se aproxima do Polo.

© Volkswagen Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Ainda assim, a marca alemã não confirmou se esta mudança profunda vai implicar uma mudança de nome — em princípio continuará a ser ID.4. Recorde que Schäfer já tinha defendido antes “que não vamos deitar fora nomes tradicionais e de sucesso que nos serviram durante tanto tempo e nos quais investimos tanto, como Golf e Tiguan“.

Além do exterior, são esperadas também mudanças muito significativas no interior do ID.4, confirmadas por Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento técnico da Volkswagen, à publicação britânica.

Grünitz confirmou que o habitáculo será totalmente revisto, destacando-se o regresso de botões físicos. Uma solução que vimos ser antecipada pelo ID.2all. A ausência de botões físicos e a concentração da maioria das funções no sistema de infoentretenimento tem sido umas das principais críticas apontadas à família ID da Volkswagen.

“Vamos voltar a ter um botão rotativo para o controlo do volume. Se desenvolves algo que funciona, e que funcionou durante anos, não há razão para o substituir”.

Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento técnico da Volkswagen

Do ponto de vista técnico, não foram revelados quaisquer detalhes. Porém, prevê-se que beneficiem dos avanços de eficiência e performance que já foram implementados em modelos mais recentes, como o ID.7.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quando chega?

Esta renovação profunda do Volkswagen ID.4, porém, ainda vai demorar a chegar: só está previsto chegar mais perto do final de 2026.

Antes disso, veremos o Volkswagen ID.3 receber um foco semelhante na sua renovação, com chegada prevista no segundo trimestre de 2026.

Volkswagen Id.5, traseira 3/4
© Volkswagen

Já o ID.5, o «SUV-Coupé» do ID.4, deverá ver a sua carreira terminar no próximo ano. Não está nos planos a sua continuação e a razão é fácil de compreender: vendas aquém do esperado.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Golf GTI Mk1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1