Notícias Afinal o novo desportivo japonês vai ser Lexus ou Toyota?

Goodwood Festival of Speed

Afinal o novo desportivo japonês vai ser Lexus ou Toyota?

No Goodwood Festival of Speed, a Toyota levou um par de protótipos do seu novo desportivo, mas ainda permanecem dúvidas sobre o símbolo final.

Toyota GT Concept em Goodwood, frente
© Goodwood

Já o chamámos de sucessor do Lexus LFA, mas importa recordar que, em 2022, foi revelado como a futura arma da Toyota para o campeonato GT3. E foi como Toyota que se voltou a apresentar no último fim de semana, no Goodwood Festival of Speed.

Simplesmente chamado de Toyota GT Concept, continua a gerar muitas expetativas, tanto na versão de estrada como na de competição. E apesar de se ter mostrado como Toyota, a possibilidade de ser um Lexus permanece de pé, pelo menos em algumas regiões do mundo.

Talvez o mais importante a reter é que está quase a ser revelado um novo desportivo equipado com um motor V8 biturbo. E no Goodwood Festival of Speed foram revelados mais alguns segredos.

A Toyota levou dois protótipos de teste ao evento, um para o carro de estrada outro para o de competição, e após terem efetuado a Goodwood Hillclimb, dois engenheiros responderam o possível sobre o projeto, iniciado há mais de quatro anos.

A dose de orgulho é visível, de tal forma que não hesitaram a abrir a porta da versão de estrada do Toyota GT Concept para nos mostrar o interior. Pelo que conseguimos ver nas imagens, já não está muito longe do que poderá ser a versão final de produção.

Toyota GT Concept - interior
© Goodwood Road & Racing / YouTube Este é o interior do Toyota GT Concept, que já parece estar muito próximo da versão de produção.

No habitáculo do Toyota GT Concept — ou do futuro Lexus LFR —, há tons predominantes de vermelho e preto, com acabamentos em pele e Alcantara.

Os assentos contam com uma estrutura em carbono, com almofadas de apoio, o volante está colocado quase na vertical e consola central é dominada por um ecrã tátil e por uma fila de comandos mais diretos.

A versão de competição distingue-se pela enorme asa traseira fixa, pelas janelas com uma pequena abertura deslizante, espelhos retrovisores mais aerodinâmicos e pelas jantes com porcas de aperto central.

Haas F1 Team e Toyota Gazoo Racing

Quem poderá saber mais detalhes sobre este novo projeto da marca nipónica são os dois pilotos da Haas F1 Team, que tem a Toyota Gazoo Racing como parceira na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Além de Esteban Ocon e Ollie Bearman, também o próprio Duque de Richmond, o anfitrião do Goodwood Festival of Speed teve a oportunidade de efetuar um co-drive a bordo do Toyota GT Concept na Goodwood Hillclimb.

Fotos-espia Sucessor do Lexus LFA apanhado a ser comparado com um AMG GT

As restantes presenças dos dois concept da Toyota contaram com os pilotos de desenvolvimento da marca nipónica. A data da apresentação oficial está ainda por confirmar, mas deverá acontecer ainda este ano — a versão de competição do Toyota GT Concept vai correr já em 2026.

Sabe esta resposta?
Qual o nome de código do motor que se tornou célebre no Toyota Supra A80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?