Notícias Confirmado. Volvo XC90 vai ter geração totalmente nova

Antevisão

Confirmado. Volvo XC90 vai ter geração totalmente nova

Contra a maioria das previsões existentes, o Volvo XC90 vai mesmo ter uma nova geração e vai continuar a fazer companhia ao elétrico EX90.

Volvo XC90 - 3/4 de frente
© Volvo

Depois de ter atualizado a atual geração do Volvo XC90, a marca revelou que vai desenvolver uma nova geração deste modelo e que o seu futuro está longe de estar encerrado.

Quando chegar ao mercado, servirá como alternativa ao EX90 e terá uma arquitetura própria e distinta da utilizada pelo modelo 100% elétrico.

Volvo XC90 T8 - 3/4 de traseira
© Volvo A atual geração do Volvo XC90 recebeu uma renovação do final do ano passado.

A revelação foi feita por Håkan Samuelsson, diretor-executivo da Volvo, que afirmou a necessidade de continuar a ter um XC90 com motorizações térmicas. Em especial, as híbridas plug-in, que continuam a ter cada vez mais procura, especialmente em mercados onde a eletrificação total ainda não é viável.

O CEO do construtor não avançou com datas, mas ainda deve estar a alguns anos de distância. O foco estará, como dissemos, na oferta de versões híbridas plug-in e, como vimos no novo XC70 — específico para a China —, também podemos esperar uma autonomia muito superior ao modelo atual.

O XC90 híbrido plug-in atual conta com uma bateria de 18,8 kWh, que permite até 71 km de autonomia. Mas o XC70 tem uma bateria enorme, com 39,6 kWh, mais do dobro da capacidade. Permite 200 km de autonomia, ainda que este valor seja de acordo com o ciclo de homologação chinês (CLTC).

Que plataforma usar?

Fica por saber também que plataforma irá usar. O XC90 atual recorre à plataforma SPA (Scalable Product Architecture), que estreou em 2014 e que serviu de base a toda a gama moderna da marca sueca. O EX90 recorre à SPA2, exclusiva para elétricos e o futuro EX60 irá estrear a SPA3, também só para veículos elétricos.

Se os planos de eletrificação total da Volvo tivessem corrido como pretendido, a primeira geração da SPA estaria hoje a caminho da reforma. Isso não aconteceu. Será que ainda há espaço para evoluí-la?

Como possibilidade alternativa surge a plataforma SMA (Scalable Modular Architecture) do novo XC70, que tudo indica ser uma evolução da CMA atual — serve os mais compactos XC40/EX40. O construtor sueco diz que foi desenvolvida precisamente para integrar motorizações híbridas plug-in de maior capacidade elétrica.

Ao contrário do ambicioso plano original de ser totalmente elétrica em 2030, a Volvo parece estar a olhar para o futuro de forma mais cautelosa, cobrindo todas as bases. O XC90, que não estava nos planos prolongar-se por mais uma geração, irá continuar a fazer parte da gama na próxima década, vendida em paralelo com o elétrico EX90.