Notícias O Porsche 911 Turbo (992.2) está em testes e nada vai ser como antes

Fotos-espia

O Porsche 911 Turbo (992.2) está em testes e nada vai ser como antes

Mais tarde ou mais cedo iria acontecer: está a chegar o primeiro Porsche 911 Turbo híbrido de sempre. Tudo o que já sabemos.

Depois do Porsche 911 Carrera GTS, chegou a vez dos 911 Turbo e Turbo S (992.2) se renderem, em parte, à eletrificação. Tudo indica que vão adotar o mesmo sistema híbrido que promete mais eficiência, mas também mais potência.

Esta informação já tinha sido avançada no ano passado por Lutz Meschke, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Porsche, mas o autocolante amarelo dos protótipos de teste que estão a circular no famoso Nürburgring confirma-o: estamos na presença de unidades com um sistema elétrico de alta tensão.

O que esperar?

Claro que a grande a novidade dos 992.2 Turbo e Turbo S será mecânica e não estética. Debaixo da carroçaria e atrás do eixo traseiro, será adicionado ao já (muito) potente flat-six um sistema elétrico.

Prevê-se que se trate do mesmo sistema T-Hybrid que foi estreado recentemente no renovado 911 GTS (992.2). Relembramos que esta nova motorização híbrida permitiu aumentar a potência em 61 cv, para os 541 cv e o binário máximo em 40 Nm para os 610 Nm.

Na base do sistema que equipa o novo GTS está uma nova versão do seis cilindros boxer, que passou dos 3,0 litros para os 3,6 litros de capacidade.

Em vez de dois turbos, passou a ter apenas um que passou a integrar um pequeno motor elétrico de 11 kW (15 cv), «encaixado» entre o compressor e a roda da turbina. O segundo motor elétrico, com 40 kW (54 cv) e 150 Nm de binário, está integrado na caixa PDK de oito velocidades. A alimentar ambos está uma bateria de 400 V com 1,9 kWh de capacidade.

Agora o que falta confirmar é se o novo Porsche 911 Turbo híbrido irá recorrer a uma nova versão desta motorização, ou se manterá o atual 3,7 litros biturbo ao qual será adicionado o sistema elétrico.

Independentemente da opção, os rumores apontam todos na mesma direção: os 992.2 Turbo vão dar um salto grande em potência. As estimativas apontam para que o 911 Turbo ultrapasse confortavelmente os 600 cv, enquanto o 911 Turbo S deverá atingir ou ultrapassar a marca dos 700 cv. Lembramos que atualmente as potências são de 580 cv e 650 cv, respetivamente.

Estética (pouco) alterada

No exterior, podemos esperar as mesmas alterações introduzidas nas restantes versões da gama. Os grupos óticos são novos e passam a integrar os «piscas». Tal como no 911 GTS, também o Porsche 911 Turbo híbrido vai adotar entradas de ar dianteira ativas, que abrem e fecham consoante a necessidade de arrefecimento — quando fechadas beneficiam a aerodinâmica.

Na extremidade oposta, as mudanças são mais subtis. Os farolins também foram atualizados e o pára-choques mostra o que parecem ser saídas de ar mais pronunciadas nas extremidades laterais.

foto-espia do Porsche 911 Turbo, traseira

Quando chega?

A Porsche ainda não anunciou a data de apresentação dos renovados 911 Turbo e 911 Turbo S, mas os protótipos que «apanhámos» no circuito alemão parecem já estar na fase final de testes. A revelação deverá acontecer este ano — talvez no Salão de Munique, em setembro?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater