Notícias Novo elétrico da Hyundai será o IONIQ mais compacto de todos

Fotos-espia

Novo elétrico da Hyundai será o IONIQ mais compacto de todos

Os protótipos de teste do Hyundai IONIQ 2 de produção já foram «apanhados», mas antes de ser lançado vamos ainda conhecer um concept no Salão de Munique.

foto-espia Hyundai ioniq 2
© Razão Automóvel

O Hyundai IONIQ 2 será o próximo modelo 100% elétrico a «aterrar» na gama da marca sul-coreana, surgindo como uma alternativa elétrica ao Bayon e posicionando-se entre o mais pequeno Inster — que já testámos — e o Kauai. Será também o modelo da família IONIQ mais compacto de todos.

Os nossos espiões já «apanharam» os primeiros protótipos de testes na Alemanha e no IAA 2025, o Salão de Munique (9-14 de setembro), vamos poder vê-lo… mas ainda como concept. A expetativa é que não difira muito do futuro modelo de produção.

Traseira 3/4 foto-espia Hyundai IONIQ 2
© Razão Automóvel

O que esperar do IONIQ 2?

Ainda não se conhecem as especificações em detalhe, mas do ponto de vista técnico, está confirmado que o IONIQ 2 vai assentar sobre a plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group. É a mesma base que já conhecemos dos IONIQ 5 e IONIQ 6, mas também de modelos mais compactos, como o Kia EV3 e o futuro EV2, com o qual o IONIQ 2 deverá ser mais próximo.

O recurso à E-GMP faz com que o IONIQ 2 tenha a possibilidade de receber atualizações remotas (OTA ou over-the-air) e integração de tecnologia de carregamento bidirecional (V2L), que «transforma» o modelo sul-coreano numa fonte de alimentação para outros dispositivos eletrónicos.

Quanto às motorizações e baterias, ainda nada se sabe. Mas é de esperar autonomias entre os 300 km e os 450 km, em linha com o que existe na classe. Ao contrário do que acontece com os modelos IONIQ em comercialização, o novo IONIQ 2 adotará um sistema elétrico de 400 V e não de 800 V.

Elétrico fastback

O IONIQ 2, pelas dimensões que aparenta ter, deverá posicionar-se no segmento onde se encontram propostas como o FIAT 600e, o Renault 4 E-Tech ou o Smart #1. Mas, olhando para os protótipos de teste, mesmo com muita camuflagem, deixa adivinhar uma silhueta mais baixa, com uma linha de tejadilho descendente e uma traseira em estilo fastback.

foto-espia Hyundai IONIQ 2, perfil
© Razão Automóvel De perfil, o maior destaque vai para a linha de tejadilho descendente, com uma traseira em estilo fastback.

Neste aspeto, o novo Hyundai IONIQ 2 distingue-se bastante do «primo» EV2, não adotando um formato SUV e mais quadrado. À frente, o elétrico sul-coreano parece inspirar-se no renovado IONIQ 6, com uma secção dianteira mais afilada e baixa.

Além disso, os faróis adotam o mesmo desenho estreito compostos por “píxeis”, já habitual na marca, um detalhe que se reflete na extremidade oposta, com farolins semelhantes aos do IONIQ 5.

Quando chega e quanto vai custar?

Como referimos, o Hyundai IONIQ 2 vai ser antecipado por um protótipo, com revelação agendada para o mês de setembro, no Salão de Munique. O modelo de produção, contudo, só chegará ao mercado em 2026.

Quanto ao preço, tudo aponta para um valor em torno dos 30 mil euros, o que fará deste modelo o IONIQ mais barato da marca sul-coreana. O Inster, no entanto, continuará a ser o elétrico mais barato da Hyundai.