Notícias Motor de combustão regressa ao FIAT 500. Quando chega?

Indústria

Motor de combustão regressa ao FIAT 500. Quando chega?

Este era o FIAT 500 que iria ser exclusivamente 100% elétrico, mas as exigências do mercado obrigaram a desenvolver uma nova versão híbrida.

FIAT 500 Hybrid - linha de produção
© FIAT

A terceira geração do FIAT 500 nasceu para ser exclusivamente elétrica, mas isso está prestes a mudar. As primeiras unidades de pré-produção do 500 Hybrid — ou Ibrida, como lhe chamam em Itália — já saíram da linha de montagem da unidade de Mirafiori.

A produção deverá arrancar em novembro — meses antes do que estava inicialmente previsto —, e a sua chegada ao mercado deverá acontecer, assim, entre o final deste ano e o início de 2026.

Nas imagens disponibilizadas pela FIAT, já podemos ver o bocal destinado ao abastecimento de combustível, mas não vemos uma saída de escape — está lá, mas está muito bem escondida na parte inferior do FIAT 500 Hybrid.

Na secção dianteira não parecem existir grandes diferenças. Mas a presença de uma área camuflada revela que o desenho do FIAT 500 teve de ser ajustado. Afinal, agora, há novas necessidades de refrigeração.

Ao espreitar para o habitáculo do novo 500 Hybrid, apesar de estar quase todo tapado, salta à vista o comando da caixa manual de seis velocidades — que dá uma importante pista sobre o futuro grupo motriz.

Ainda não há confirmação oficial, mas o novo 500 Hybrid deverá recorrer ao mesmo grupo motriz do Panda Hybrid e que equipava também a segunda geração do 500: um bloco de três cilindros com um litro de capacidade, atmosférico e 70 cv, parte de um sistema mild-hybrid de 12 V.

“Com o 500 Hybrid estamos a fortalecer a produção em Mirafiori para garantir a produtividade da fábrica e satisfazer a procura. As nossas raízes estão em Itália e não é por acaso que os dois modelos FIAT mais icónicos são feitos aqui: o Panda em Pomigliano e o 500 em Mirafiori.”

Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis

Vendas do 500e em baixa

A decisão de converter a terceira geração do FIAT 500, um modelo exclusivamente elétrico, para um a combustão é justificada pelo nível de vendas muito abaixo do esperado. Nos dois primeiros anos de mercado, até vendeu muito bem — acima das 60 mil unidades por ano —, mas em 2024 caíram para menos de metade. A produção chegou a ser suspensa por vários meses.

Agora, com o novo 500 Hybrid, a FIAT espera não só recuperar o volume de produção e vendas perdido e até aumentá-lo substancialmente: a expetativa é a de produzir em Mirafiori 100 mil unidades por ano só da nova versão.

O lançamento do FIAT 500 Hybrid no final do ano será acompanhado por uma atualização do modelo que também irá abranger o elétrico 500e.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o novo Fiat 500 La Prima, na altura, 100% elétrico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

500 3+1. A porta surpresa na apresentação do novo Fiat 500