Notícias Nova geração do Audi TT vai acontecer e estes são os primeiros detalhes

Antevisão

Nova geração do Audi TT vai acontecer e estes são os primeiros detalhes

O fim dos coupés na Audi foi «sol de pouca dura». Este concept antecipa o novo Audi TT, com ares de R8 e genes partilhados com a Porsche.

Imagem "Leaked" do Audi TT Concept
© Audi Canada / Facebook

O Audi TT está de volta. A confirmação chegou de forma involuntária, depois de a Audi Canadá ter publicado (e rapidamente substituído) a imagem de perfil do seu Facebook pelo primeiro vislumbre do concept que dará origem à nova geração do coupé mais pequeno da marca dos anéis.

Não é propriamente uma surpresa. A própria marca já tinha dado a entender que queria recriar a magia do Audi TT original, descrevendo este projeto como um “TT moment 2.0”. A ausência de um coupé de duas portas na gama — depois da saída de cena do TT, do R8 e do A5 — abriu espaço para o regresso de um modelo que marcou uma era na marca alemã.

Na imagem publicada acidentalmente (em destaque neste artigo), o perfil denuncia linhas inspiradas no TT, sobretudo até ao pilar B. Daí para trás, as proporções remetem mais para o R8. Nada disto acontece por acaso: tudo indica que este novo Audi vai partilhar a base com os próximos Porsche 718 Cayman e Boxster, que também vão nascer em versão elétrica.

Entretanto, essa imagem foi substituída por este vídeo, onde é convocada toda a história da Audi:

Mas do que é possível ver na imagem partilhada acidentalmente, o design recupera a simplicidade que marcou o primeiro TT: curvas suaves no tejadilho e traseira, mas agora com linhas de ombro mais vincadas e uma postura mais agressiva.

As jantes gigantes são típicas de protótipo e dificilmente chegarão à versão de produção, mas há detalhes como os espelhos retrovisores convencionais e os grupos óticos que podem já estar perto da versão final.

Audi TT será elétrico pelo menos no arranque

A estreia oficial deste novo Audi TT Concept acontece amanhã, 2 de setembro, um dia antes da sua primeira aparição pública no salão IAA Mobility, em Munique.

Será apresentado como elétrico, mas nem tudo está fechado. O Grupo Volkswagen tem revisto a sua estratégia de eletrificação, reintroduzindo híbridos e motores de combustão em alguns modelos, e a própria Porsche já admitiu estar a trabalhar em novos motores a gasolina. Assim, não se pode excluir que este novo desportivo da Audi venha a ter também soluções para além da eletrificação pura.