Notícias Dose dupla. Estas são as «armas» da Alpine para a competição em 2024

Apresentação

Dose dupla. Estas são as «armas» da Alpine para a competição em 2024

A Alpine apresentou, no mesmo dia, o A524, o monolugar para o Mundial de F1, e o A424, o hipercarro para o Campeonato do Mundo de Resistência.

Alpine A424 e A524
© Alpine

A Alpine apresentou esta quarta-feira as duas «armas» com que vai «atacar» a época de competição de 2024: o A524, o monolugar para o Mundial de Fórmula 1, e o A424, o hipercarro para o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Num evento transmitido em streaming para todo o mundo, a partir de Enstone, no Reino Unido, onde está sediada a equipa de F1 da Alpine, a marca francesa começou por «destapar» o A424, o protótipo com que vai atacar a época de Resistência e claro, as 24 Horas de Le Mans de 2024.

A Alpine, que esta época vai fazer a transição da categoria LMP2 para a Hypercar, vai contar com um alinhamento de dois carros no WEC, encabeçado pelo #36, que terá Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e Mick Schumacher como trio de pilotos.

Já o segundo carro, com o número #35, será conduzido pelos recém contratados Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin, que se juntam a Charles Milesi. Jules Gounon será o piloto de reserva para a época de 2024.

Alpine A524 para «atacar» a época de 2024 da F1

Depois de apresentar o hipercarro para o WEC e para as 24 Horas de Le Mans, a Alpine desvendou o A525 com que vai correr a temporada de 2024 da Fórmula 1.

Alpine A524 cor de rosa
© Alpine

Com uma pintura desenvolvida em colaboração com o artista argentino-espanhol Felipe Pantone, que mantém a combinação de azul, rosa e preto (fibra de carbono exposta), o novo Alpine A525 vai exibir em oito das 24 corridas da temporada, uma decoração com uma maior predominância de rosa, uma decisão que já tinha acontecido na época passada e que se prende com as cores do principal patrocinador da equipa, a BWT.

Depois de ter caído da quarta para a sexta posição no mundial de construtores em 2023, a Alpine aposta num monolugar “completamente revisto, liderado por uma filosofia de design muito agressiva e orientada para maximizar o seu potencial ao longo das próximas duas temporadas”.

Pela segunda época consecutiva, Esteban Ocon e Pierre Gasly — ambos franceses e ambos naturais da região da Normandia, como a própria Alpine — formam a dupla de pilotos da Alpine na Fórmula 1, que terá o australiano Jack Doohan como piloto de reserva.

É um momento único ter o carro de Fórmula 1 A524 e o Hypercar A424, juntamente com todos os pilotos, na mesma sala, enquanto ambos os projectos se preparam para o que será, sem dúvida, um ano de 2024 intenso e muito exigente.

Bruno Famin, Vice-Presidente da Alpine Motorsports e Chefe da BWT Alpine F1 Team

Estreia está para breve

Depois da apresentação estática em Enstone, o protótipo A424 segue para o Catar, para o prólogo e para a primeira corrida da época, no final de fevereiro.

Já o A525 fará a sua estreia em pista com o shakedown a 20 de fevereiro, antes de três dias de testes de pré-época no Barém, de 21 a 23 de fevereiro. A primeira corrida da temporada, o GP de Sakhir (Barém), está marcada para uma semana depois.