Clássicos Este é o Mercedes mais vendido de todos os tempos

Vendas

Este é o Mercedes mais vendido de todos os tempos

Há carros que vendem muito, mas nem todos são inesquecíveis. Neste artigo sobre o Mercedes mais vendido de todos os tempos temos dois exemplos.

Quatro Mercedes-Benz W123 vistos de traseira
© Mercedes-Benz

Podem existir duas respostas diferentes à questão “Qual é o Mercedes mais vendido de todos os tempos?”. Depende do critério: consideramos uma linhagem inteira de modelos ou apenas uma geração?

Se considerarmos a primeira hipótese, o Mercedes-Benz mais vendido de sempre é o Classe C. Desde que foi lançado, em 1993, já foram produzidas mais de nove milhões de unidades deste modelo.

Mas se estivermos a falar apenas de uma geração, o campeão muda: é o W123 — um dos antecessores do Classe E —, produzido entre 1976 e 1985, com 2,7 milhões de unidades vendidas. Qual é que deve ficar com o título? Deixo ao vosso critério, porque efetivamente a escolha não é fácil.

Os argumentos na defesa de cada um

Vamos começar pelo mais «velho». O W123 dispensa apresentações, mas dos anos 70 até meados dos anos 90 eram o sonho molhado de qualquer taxista (nas versões Diesel) e dos executivos mais apressados (nas versões a gasolina mais luxuosas).

1977 Mercedes W123 e C123
© Mercedes-Benz Em poucas palavras, o W123 era a simbiose quase perfeita entre o conforto de um sofá e a robustez de um tanque de guerra — eu sei, é das analogias mais batidas do jornalismo automóvel, mas é a mais pura das verdades.

O Classe C, por outro lado, foi a democratização do luxo à moda alemã. Chegou para substituir o “baby-Benz” (W201, mais conhecido como 190) e tornou-se no Mercedes de entrada durante anos.

Um modelo pensado para agradar a novos clientes sem assustar os antigos. Compacto, com tração traseira, bem equipado e previsivelmente eficaz.

O Classe C (W202) foi também o primeiro modelo da marca a receber oficialmente uma versão AMG.

Entretanto, o mundo mudou. Depois de liderar as vendas da marca nos anos 90 e na primeira década do novo milénio, o Classe C entregou essa missão aos SUV, como o GLC e GLE, e também aos modelos mais compactos, como os Classe A e GLA.

Daqui em diante há outra estrela no horizonte da marca alemã. A Mercedes-Benz espera que este novo modelo seja um enorme sucesso de vendas. No papel, não lhe faltam argumentos.

Sabe esta resposta?
Que marca alemã usou um modelo da Mercedes-Benz como "mula de testes"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche usou Mercedes para desenvolver tecnologia às escondidas
Parabéns, acertou!

Leia o artigo sobre este tema:

Porsche usou Mercedes para desenvolver tecnologia às escondidas