Autopédia Vidros embaciados? Temos soluções para isso

Dicas

Vidros embaciados? Temos soluções para isso

Com a chegada do inverno chegam também os vidros embaciados nos automóveis. Fiquem a saber como resolver este problema.

Há algumas coisas que são certas no inverno: o Natal, as temperaturas baixas e, para muitos condutores, os vidros embaciados nos seus automóveis.

Enquanto nos modelos mais recentes basta ligar a função de desembaciamento no ar condicionado para resolver o problema, quem tem (como eu) carros mais antigos sabe que nem sempre o desembaciador é capaz de eliminar a condensação acumulada nos vidros.

Mesmo quando abrimos as janelas — um dos métodos usados para auxiliar o desembaciamento — pode revelar-se infrutífero. E durante o inverno, obriga a «sofrer» com a entrada de frio ou até chuva no habitáculo.

A NÃO PERDER: Gelo no para-brisas? Estas dicas podem ajudar

Mas vimos em vosso auxílio e reunimos uma série de conselhos que podem resolver ou pelo menos atenuar este problema que assola tantos automóveis durante o inverno.

Mais vale prevenir

Os vidros embaciados resultam da humidade acumulada dentro do habitáculo. Portanto, se conseguirmos evitar que esta se acumule no interior do nosso veículo, também não teremos tantos problemas com o embaciamento dos vidros.

Como é que podemos evitar a acumulação da humidade? Absorvendo-a e há várias formas de o fazer. Desde soluções tecnológicas, como desumidificadores portáteis, ou até soluções mais artesanais como recorrer a meias com cristais de sílica — para quem tem gatos, é usar a areia de sílica — no seu interior que são capazes de absorver a humidade.

VEJAM TAMBÉM: Para que servem os pontos pretos nos vidros dos carros?

Os tapetes molhados no habitáculo são também a evitar e, caso a humidade chegue aos bancos, podem sempre tentar captá-la com recurso a toalhas de banho. Já se tiverem garagem, experimentem deixar o vosso automóvel com as portas abertas durante umas horas. 

Como resolver o problema?

Se apesar de tudo isto não conseguirem evitar a acumulação de humidade no interior do vosso automóvel não desesperem: há formas de acabar com os vidros embaciados.

Por exemplo, manter os vidros bem limpos ajuda a evitar o embaciamento. Adicionalmente, e apesar de parecer surreal, por vezes é melhor usar papel de jornal para limpar os vidros embaciados do que um qualquer pano microfibras. Acreditem, falo por experiência própria.

Contudo, o melhor método de desembaciamento foi-nos dado a conhecer por Mark Rober. Este antigo engenheiro da NASA recorreu à ciência para acabar com os vidros embaciados e apresentou-nos quatro passos que o conseguem duas vezes mais rápido:

  • Ligar a ventilação/chofagem (no máximo)
  • Ligar o ar condicionado
  • Desligar a circulação de ar no interior do habitáculo
  • Abrir ligeiramente as janelas do veículo

Se não acreditam que estes quatro passos resolvem este problema vejam o vídeo no qual Mark Rober explica em detalhe todo o processo:

Se não têm ar condicionado há mais dois truques… alternativos. O primeiro passa por esfregar uma batata (cortada ao meio) — sim, uma batata… — no para-brisas. Depois limpamos o para-brisas com papel, mas a goma da batata deverá manter-se fixa ao vidro, formando uma espécie de capa protetora e impedindo que acumule água.

O segundo truque implica o uso de espuma de barbear — o efeito será semelhante ao da batata. Depois de aplicado usa-se um pano para limpar a espuma e o vidro deverá permanecer desembaciado.

Sabe esta resposta?
Em quanto tempo se tem de fazer a reinspeção em caso de chumbo na inspeção periódica obrigatória?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?