Peugeot 20Cup. Ainda se lembram do triciclo da marca do leão?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Protótipos

Peugeot 20Cup. Ainda se lembram do triciclo da marca do leão?

Três rodas, 170 cv de potência e apenas 500 kg. Era esta a receita do 20Cup, um protótipo muito peculiar que a Peugeot apresentou em 2005.

A Peugeot levou ao Salão Automóvel de Frankfurt de 2005 um dos protótipos mais peculiares da sua história, o 20Cup.

Com apenas três rodas (duas no eixo dianteiro e uma única roda no eixo traseiro), este protótipo destacava-se por oferecer dois lugares e por não ter para-brisas, ao mesmo tempo que adiantava a linguagem futura da marca.

Se olharmos com atenção, percebemos que as suas linhas serviram de inspiração a modelos como o Peugeot 207, que apareceu logo no ano seguinte, ou o RCZ, que chegou em 2009.

A NÃO PERDER: Barchetta monolugar e com o motor de 184 cv do ND. A versão mais radical do Mazda MX-5 NA?
Protótipo Peugeot 20Cup vista cima

A meio caminho entre um automóvel e um motociclo, o Peugeot 20Cup anunciava 3,63 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,16 metros de altura e apenas 500 kg.

A Peugeot nunca chegou a disponibilizar a distribuição de peso deste protótipo, mas é fácil perceber que estava concentrado maioritariamente na dianteira.

Protótipo Peugeot 20Cup

A contribuir para isso estava o motor que o animava, um novo bloco de 1.6 litros a gasolina (desenvolvido em colaboração entre o grupo BMW e a PSA) que viria a ser usado no 207, entre muitos outros modelos.

LEIAM TAMBÉM: Sem asa traseira. Os segredos do 9X8, o Hypercar da Peugeot

No 20Cup este motor entregava 170 cv de potência e 240 Nm de binário máximo, números que deixavam este protótipo acelerar dos 0 aos 100 km/h em aproximadamente 5s.

Não são números “do outro mundo”, sobretudo se tivermos em conta os parâmetros atuais, mas importa lembrar que estes registos eram amplificados pelo facto de este Peugeot 20Cup ser um verdadeiro speedster, com o habitáculo completamente à mercê dos elementos, pelo que a experiência prometia ser intensa.

Nunca esteve nos planos da Peugeot produzi-lo, mas, passados todos estes anos, isso pouco importa. Certo é que este 20Cup continua a figurar nas listas dos protótipos mais improváveis deste século.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência da Peugeot 505 Dangel 4×4?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lembras-te deste? Peugeot 505 Dangel 4×4 para todo o terreno

Mais artigos em Clássicos