Notícias O 911 que faltava? Porsche 911 Carrera T é mais leve e traz caixa manual

Apresentação

O 911 que faltava? Porsche 911 Carrera T é mais leve e traz caixa manual

Posicionado entre o Carrera e o Carrera S, o novo Porsche 911 Carrera T já tem preço e pode ser encomendado em Portugal.

Porsche 911 Carrera T vista dianteira 3/4

A gama do Porsche 911 não para de crescer e depois do radical 911 GT3 RS, acaba de ganhar um novo membro: o 911 Carrera T.

A letra “T” vem de “Touring” e, segundo a Porsche, é sinónimo de um modelo focado numa experiência de condução mais purista e desportiva.

Olhando para as características do 911 Carrera T, não lhe parecem faltar argumentos para cumprir a «promessa» da Porsche.

A NÃO PERDER: Porsche 911 GT3 RS foi ao Nürburgring e fez «tempo canhão»
Porsche 911 Carrera T vista traseira 3/4

Mais baixo e mais leve

Para começar, o Porsche 911 Carrera T perdeu alguns quilos. A «receita» é simples: recebeu vidros mais leves e uma bateria de baixo peso, perdeu material de isolamento e até os bancos traseiros «ficaram pelo caminho».

Tudo subtraído e o novo 911 T declara 1470 kg (DIN) na versão de caixa manual. Para terem uma ideia, este valor faz do Carrera T o 911 mais leve com motorização de entrada, sendo 35 kg mais leve que o 911 Carrera com PDK.

Porsche 911 Carrera T interior
A bordo do 911 Carrera T destaca-se o desaparecimento dos bancos traseiros.

A complementar a massa mais baixa temos o Pacote Sport Chrono e a suspensão desportiva PASM, que permitiu reduzir a altura ao solo em 10 mm. Em opção o novo 911 Carrera T pode ainda contar com o eixo traseiro direcional, normalmente reservado para o Carrera S e especificações superiores.

E o motor?

O motor é o «eterno» seis cilindros boxer, aqui com 3,0 l e biturbo, declarando 385 cv e 450 Nm — idêntico ao 911 Carrera —, números que permitem ao 911 Carrera T cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,5s e alcançar os 291 km/h de velocidade máxima.

Quanto à transmissão, de série conta com a caixa manual de sete velocidades, mas a caixa automática PDK de oito relações está também disponível como opção sem custo. Contudo, a vantagem no capítulo peso é perdida caso optemos pela PDK, com o Carrera T a ficar com os mesmo 1505 kg (DIN) do Carrera.

Porsche 911 Carrera T vista lateral

Por fim, para assegurar que todo o binário chega eficazmente ao solo a Posche equipou ainda este 911 com o sistema Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial traseiro.

Quando chega e como o distinguir?

Face aos restantes Porsche 911, o novo 911 Carrera T destaca-se pelos detalhes em cinzento escuro, pelos novos logótipos e autocolantes e ainda pelas saídas de escape em preto brilhante.

Já no interior, o volante desportivo GT de série, os bancos desportivos e os frisos específicos fazem com que o 911 Carrera T destaque-se dos restantes.

A tudo isto juntam-se ainda diversas opções de personalização que permitem tornar cada 911 Carrera T único.

Com chegada aos concessionários da Porsche prevista para fevereiro de 2023, o novo 911 Carrera T já está disponível para encomenda. O seu preço arranca nos 154 047 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China