Próxima semana promete nova descida do preço do gasóleo e da gasolina

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Combustíveis

Próxima semana promete nova descida do preço do gasóleo e da gasolina

As previsões apontam para uma descida tanto do preço da gasolina como do gasóleo no início da próxima semana.

As mais recentes previsões sobre a evolução do preço dos combustíveis para a próxima semana já são conhecidas e tanto a gasolina como o gasóleo vão baixar de preço.

No caso da gasolina simples 95, depois do preço médio durante a semana ter-se fixado nos 1,939 €/l, no início da próxima semana poderá descer até 7,5 cêntimos por litro.

Já no caso do gasóleo as previsões apontam para uma «queda» de oito cêntimos por litro em relação aos 1,898 €/l verificados esta semana, mantendo-se assim a tendência de descida que se verifica há algumas semanas.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil

As razões da descida

Este decréscimo do preço dos combustíveis reflete a queda do preço do barril do petróleo, em particular do Brent, a nossa referência para o preço do barril do petróleo.

Esta semana os preços caíram 12%, com o preço do barril de Brent a fixar-se nos 93 dólares. Ontem o preço do petróleo até estava a subir — fruto do anúncio do da produção de petróleo pela OPEP —, mas não o suficiente para anular a descida registada.

Recordamos que a «ajudar» a manter o preço dos combustíveis contidos encontramos uma série de medidas extraordinárias de redução fiscal.

Entre estas temos o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, a compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA (cujo valor deixou de ser atualizado semanalmente) e ainda a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Todas elas vão manter-se em vigor até ao final de agosto e equivalem a uma redução da carga fiscal de 28,2 cêntimos por litro no gasóleo e 32,1 cêntimos por litro na gasolina. Ainda assim, tal não tem impedido o aumento da receita fiscal com o ISP ao longo deste ano.

Fontes: Mais Gasolina, SIC Notícias

Sabe responder a esta?
Em que ano foi inaugurada a Ponte 25 de Abril?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Há uma mini Ponte 25 de Abril «perdida» no Alentejo

Mais artigos em Notícias