Notícias Pode um humano travar melhor que o sistema ABS?

Arranque a Frio

Pode um humano travar melhor que o sistema ABS?

O ABS nunca parou de evoluir e está mais eficaz que nunca. Mas será que um humano consegue travar melhor que um sistema ABS?

mazda mx-5 NC a travar a fundo

O sistema ABS (sistema de travagem anti-bloqueio eletrónico) estreou-se em 1978 nos automóveis e é hoje um equipamento de segurança obrigatório crucial.

A sua ação evita que as rodas bloqueiem numa travagem de emergência, potenciando distâncias de travagem mais curtas e a possibilidade de manter a direcionalidade do veículo.

Mas será que conseguimos fazer melhor que o sistema ABS?

VEJAM TAMBÉM: Foi assim que se testou o ABS em autocarros e camiões

É o que o canal Driven Media vai tentar descobrir usando um Mazda MX-5 NC como carro de testes.

Primeiro teste foi com o sistema ABS ligado, efetuando três travagens a fundo a partir das 60 mph (96 km/h). Isto permitiu não só obter um valor médio para a distância de travagem de referência (34,73 m), como confirmou a consistência da ação do ABS, com o melhor e pior resultado a distarem menos de um metro.

Desligado o ABS, foi a vez dos humanos tentarem batê-lo. Primeiro com um condutor dito «normal» e de seguida com um piloto profissional, neste caso Scott Mansell.

O resultado? Algo previsível, mesmo com Mansell aos comandos — foi melhor que o condutor «normal» — não conseguiu igualar a distância de travagem do ABS, nem a consistência de resultados após várias tentativas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Mazda MX-5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro Mazda MX-5 é assim tão bom?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O primeiro Mazda MX-5 é assim tão bom?