Nova descida no preço dos combustíveis na próxima semana

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Combustíveis

Nova descida no preço dos combustíveis na próxima semana

Gasolina e gasóleo vão ficar mais baratos no início da próxima semana, seguindo a tendência de descida do preço do barril do petróleo.

As previsões apontam para uma descida no preço dos combustíveis, no início da próxima semana, de 6,5 cêntimos por litro para a gasolina e sete cêntimos por litro para o gasóleo.

Uma descida que acompanha a queda do do preço do barril do petróleo que se verificou na semana que passou.

Apesar de ter recuperado ontem, o Brent — a nossa referência para o preço do barril do petróleo — fechou a semana com uma descida substancial de 4,1% — preço fixou-se nos 107 dólares, o mesmo que 105 euros —, devido ao receio de uma potencial recessão económica que poderá levar a uma quebra na procura.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
imagem gasoleo abastecer

A confirmarem-se estas previsões, será a terceira descida consecutiva no preço dos combustíveis e deverá trazer, pelo menos, o preço médio do gasóleo para um valor abaixo dos dois euros por litro.

Relembramos que o Governo prolongou por mais dois meses (até final de agosto de 2022) o desconto do ISP, que equivale a uma descida do IVA de 23% para 13%.

Também manterá a medida de redução do ISP, que equivale à receita adicional de IVA motivada pelo aumento dos combustíveis, ainda que agora deixe de ser atualizada semanalmente e passe a ter um valor estabilizado. E a atualização da taxa de carbono também continuará suspensa até ao final de agosto.

Todas estas medidas equivalem a uma redução da carga fiscal de 28,2 cêntimos por litro no gasóleo e 32,1 cêntimos por litro na gasolina. Ainda assim, como se veio a saber recentemente, a receita do ISP está a subir este ano:

VEJAM TAMBÉM: Mesmo com as medidas extraordinárias, a receita com o ISP aumentou em 2022

Fonte: ECO, Mais Gasolina

Mais artigos em Notícias