Notícias Nova descida no preço dos combustíveis na próxima semana

Combustíveis

Nova descida no preço dos combustíveis na próxima semana

Gasolina e gasóleo vão ficar mais baratos no início da próxima semana, seguindo a tendência de descida do preço do barril do petróleo.

Posto de Combustível
Marek Studzinski

As previsões apontam para uma descida no preço dos combustíveis, no início da próxima semana, de 6,5 cêntimos por litro para a gasolina e sete cêntimos por litro para o gasóleo.

Uma descida que acompanha a queda do do preço do barril do petróleo que se verificou na semana que passou.

Apesar de ter recuperado ontem, o Brent — a nossa referência para o preço do barril do petróleo — fechou a semana com uma descida substancial de 4,1% — preço fixou-se nos 107 dólares, o mesmo que 105 euros —, devido ao receio de uma potencial recessão económica que poderá levar a uma quebra na procura.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
imagem gasoleo abastecer

A confirmarem-se estas previsões, será a terceira descida consecutiva no preço dos combustíveis e deverá trazer, pelo menos, o preço médio do gasóleo para um valor abaixo dos dois euros por litro.

Relembramos que o Governo prolongou por mais dois meses (até final de agosto de 2022) o desconto do ISP, que equivale a uma descida do IVA de 23% para 13%.

Também manterá a medida de redução do ISP, que equivale à receita adicional de IVA motivada pelo aumento dos combustíveis, ainda que agora deixe de ser atualizada semanalmente e passe a ter um valor estabilizado. E a atualização da taxa de carbono também continuará suspensa até ao final de agosto.

Todas estas medidas equivalem a uma redução da carga fiscal de 28,2 cêntimos por litro no gasóleo e 32,1 cêntimos por litro na gasolina. Ainda assim, como se veio a saber recentemente, a receita do ISP está a subir este ano:

VEJAM TAMBÉM: Mesmo com as medidas extraordinárias, a receita com o ISP aumentou em 2022

Fonte: ECO, Mais Gasolina