Notícias Confirma-se descida do preço da gasolina e do gasóleo esta semana

Combustíveis

Confirma-se descida do preço da gasolina e do gasóleo esta semana

É a terceira semana consecutiva em que se assiste a uma descida tanto no preço da gasolina como no do gasóleo.

Diesel combustível

As previsões do final da semana passada confirmam-se no início desta semana e os preços da gasolina como o gasóleo estão efetivamente mais baixos.

Olhando para os preços praticados pelas principais gasolineiras, tanto a Galp como a Repsol desceram a gasolina (95 simples) e o gasóleo (simples) em sete cêntimos por litro, enquanto a BP desceu a gasolina oito cêntimos e o gasóleo 7,5 cêntimos.

Consequentemente, o preço médio de ambos os combustíveis passa a ser mais baixo.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Combustíveis

De acordo com o Mais Gasolina, o preço médio da gasolina simples 95 fixa-se, assim, nos 2,084 €/l e o do gasóleo simples nos 2,01 €/l, menos quatro cêntimos em ambos, quando comparados com os valores registados no final da semana passada.

A descida do preço dos combustíveis reflete a descida a que temos assistido no preço do barril do petróleo. O Brent, a referência usada nas importações nacionais, estava a cair 1,28% esta manhã, para os 105,65 dólares (104,4 euros), depois de ter descido mais de 4% no acumulado da semana passada.

De relembrar que as medidas do Governo para mitigar o efeito da subida do preço dos combustíveis irão manter-se em efeito, pelo menos, até ao final do mês de agosto.

São elas o desconto do ISP — equivalendo a uma descida do IVA de 23% para 13%; a redução do ISP equivalente ao aumento da receita adicional de IVA devido ao aumento dos combustíveis (ainda que agora o valor tenha sido estabilizado); e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Estas medidas resultam, segundo o Governo, em uma redução da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no caso da gasolina e de 28,2 cêntimos por litro no caso do gasóleo.

Fonte: ECO, Mais Gasolina