Arranque a Frio. Escapes falsos no Lamborghini Miura? Sim, é verdade

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Escapes falsos no Lamborghini Miura? Sim, é verdade

Os escapes falsos não são um fenómeno recente, como o Lamborghini Miura, o «pai» dos supercarros lançado na década de 60, comprova.

Quando se fala em “fake design” (design falso), os escapes falsos são, provavelmente, o elemento que mais depressa nos vem à mente, mas como podemos ver no Lamborghini Miura, não é um fenómeno recente.

Mas neste caso em particular, como vamos poder ver, talvez o possamos desculpar.

Graças ao conhecido youtuber Doug DeMuro, podemos ver em detalhe o porquê do Lamborghini Miura precisar de duas ponteiras falsas.

TÊM DE VER: Lamborghini Miura, o pai dos superdesportivos modernos

Tudo porque para acedermos ao glorioso V12 em posição central (e transversal) traseira do Miura, toda a traseira abre em compasso, numa peça única, com a charneira a estar não no seu início, mas no seu final, na traseira do veículo.

Ora, caso as protuberantes saídas de escape fossem fixas, seria impossível de abrir esta “concha”. A solução prática foi separar as ponteiras das saídas de escape originais, capazes de acompanhar, assim, o movimento de toda a traseira.

Haveria outras soluções? Talvez, mas apesar de não ser a solução ideal, pelo menos estão alinhadas com as saídas originais — os gases de escape passam por elas —, não sendo meros floreados estilísticos (até estão tapadas) como acontece com vários modelos de hoje.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Que modelo sucedeu ao Lamborghini Miura?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lamborghini Countach: Grazie Ferrucio!
Em cheio!!
Vá para a próxima pergunta

ou leia o artigo sobre este tema:

Lamborghini Countach: Grazie Ferrucio!

Mais artigos em Notícias