Notícias Preço dos combustíveis. Governo prevê subida de 11 cêntimos por litro esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Governo prevê subida de 11 cêntimos por litro esta semana

O Governo prevê uma subida média do preço dos combustíveis a partir de hoje de 11 cêntimos por litro para a gasolina e para o gasóleo.

Indicador de combustivel com luz de reserva acesa

O Governo prevê uma subida do preço dos combustíveis a partir de hoje, 6 de junho, de 11 cêntimos por litro, tanto para a gasolina como para o gasóleo, valor que inclui as alterações fiscais.

Essas alterações abrangem duas medidas. A primeira é a redução do ISP (Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos) equivalente à descida da taxa do IVA de 23% para 13% introduzida no mês de maio e que se prolongará até ao final deste mês de junho — medida poderá ser estendida por mais tempo.

A segunda medida compensa o acréscimo da receita do IVA, resultante do aumento do preço dos combustíveis, afetando igualmente o valor do ISP, sendo atualizado semanalmente.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Diesel combustível

Com o aumento substancial previsto do preço dos combustíveis para esta semana, o Governo reduziu adicionalmente, assim, a carga fiscal em 0,5 cêntimos na gasolina e 0,3 cêntimos no gasóleo.

De acordo com o comunicado do Governo, no total, “o alívio global temporário da carga fiscal sobre os combustíveis totalizará 21,8 cêntimos por litro de gasóleo e 25,1 cêntimos por litro de gasolina”.

Previsões batem certo?

As previsões do Governo colocam, assim, o preço médio da gasolina (simples 95) nos 2,066 €/l a partir desta segunda-feira enquanto o gasóleo (simples) fixa-se nos 1,8 €/l.

Olhando para algumas das principais gasolineiras do país, o aumento, contudo, é superior ao das previsões do Governo. No caso da Galp, a gasolina aumentou 13,5 cêntimos por litro enquanto o gasóleo subiu 11,2 cêntimos.

Na BP, o preço da gasolina também registou um aumento de 13,5 cêntimos por litro, o gasóleo simples 11,5 cêntimos e o gasóleo aditivado subiu 12 cêntimos por litro. Por outro lado, o GPL na BP desceu 3,5 cêntimos por litro.

Por fim, na Repsol, regista-se um aumento de 13 cêntimos por litro na gasolina, 11,5 cêntimos no gasóleo e, como na BP, regista-se uma descida de 3,4 cêntimos por litro no GPL.

Fonte: Eco, Mais Gasolina