Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir e gasóleo a descer

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir e gasóleo a descer

A partir de segunda-feira o gasóleo vai ficar mais barato e a gasolina mais cara. Contudo, desta vez, o Governo vai mexer no ISP.

Combustível gasolina/gasoleo

Tal como aconteceu esta semana, a partir de segunda-feira o preço dos combustíveis deve seguir «caminhos diferentes» consoante se trate de gasolina ou gasóleo.

Contudo, desta vez o Governo vai também mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), algo que não aconteceu esta semana.

De acordo com as previsões do Governo, a gasolina ficará 5,6 cêntimos por litro mais cara e o gasóleo 4,6 cêntimos por litro mais barato.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
carro a ser atestado
O preço da gasolina vai voltar a subir.

E o ISP, como fica?

Segundo o executivo liderado por António Costa, o ISP deverá descer em 1,2 cêntimos para a gasolina, uma descida que, segundo o Ministério das Finanças, tem “em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana”.

O mesmo ministério refere ainda que “considerando o efeito conjunto da tributação em sede de IVA e ISP, a decisão reflete-se num alívio da carga fiscal de 1,5 cêntimos por litro de gasolina”.

Finalmente, em relação ao gasóleo, onde é esperada uma descida dos preços, o Executivo optou, uma vez mais, por não mexer no ISP, mantendo apenas os descontos em vigor.

Recorde-se que atualmente estão em vigor duas medidas que permitem a redução do valor do ISP: o mecanismo semanal que reduz no ISP o acréscimo de receita do IVA resultante do aumento do preço dos combustíveis e uma redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), equivalente a uma descida da taxa de IVA de 23% para 13%.

 

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?