Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina sobe mais que gasóleo

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina sobe mais que gasóleo

O preço dos combustíveis voltou a subir, apesar de nova descida extraordinária do ISP. O maior aumento registou-se no preço da gasolina.

Posto de combustível

Depois da descida na semana passada justificada pela descida do ISP, esta semana o preço dos combustíveis voltou a subir, com o maior aumento a fazer-se sentir no preço da gasolina.

Em média, e segundo as previsões divulgadas pelo Ministério das Finanças, a subida seria de cinco cêntimos por litro no caso da gasolina e de um cêntimo por litro no caso do gasóleo.

Já a prever este aumento, na passada sexta-feira o Governo tinha anunciado um alívio do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) de 1,2 cêntimos por litro no gasóleo e de dois cêntimos por litro na gasolina.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Gasóleo
Ao contrário do que vinha a ser habitual, esta semana o maior aumento registou-se na gasolina e não no gasóleo.

Esta descida ocorreu ao abrigo do mecanismo semanal que reduz no ISP o acréscimo de receita do IVA resultante do aumento do preço dos combustíveis.

Recorde-se que além desta medida está também em vigor uma redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), equivalente a uma descida da taxa de IVA de 23% para 13%.

Contudo, a subida de cotação do Brent e a desvalorização do euro face ao dólar já «anularam» mais de 60% da poupança conseguida pela descida do ISP na gasolina e de 33% no gasóleo (fonte: Eco).

Quanto aumentaram os combustíveis?

Depois das previsões do Governo anunciadas na passada sexta-feira, os dados relativos ao preço dos combustíveis hoje disponíveis confirmam as expectativas do executivo liderado por António Costa.

De acordo com o site Mais Gasolina,na Galp a gasolina aumentou cinco cêntimos por litro e o gasóleo 0,2 cêntimos por litro.

Na BP o aumento foi de seis cêntimos por litro na gasolina simples 95 e sete cêntimos por litro na gasolina simples 98. Por fim, na Repsol a gasolina aumentou 5,5 cêntimos por litro.

Os preços médios deverão fixar-se nos 1,927 €/l para a gasolina 95 simples e 1,849 €/l para o gasóleo simples.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”