Notícias Preço dos combustíveis. A descida foi tão grande como o prometido?

Combustíveis

Preço dos combustíveis. A descida foi tão grande como o prometido?

A entrada em vigor da descida do ISP prometia trazer consigo uma quebra significativa do preço dos combustíveis. Será que esta se concretizou?

Posto de combustível

Depois de semanas consecutivas de aumentos, o preço dos combustíveis desceu esta semana. A «culpa» foi da redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), equivalente a uma descida da taxa de IVA de 23% para 13%.

Na semana passada, a expectativa do Governo era de que a descida do ISP associada ao mecanismo semanal que reduz no ISP o acréscimo de receita do IVA resultante do aumento do preço dos combustíveis se traduzisse numa descida de cerca de 20 cêntimos por litro.

Chegado o início de uma nova semana, é hora de verificar se as expectativas do Governo foram cumpridas ou se, por outro lado, a descida foi menor do que o esperado.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Diesel combustível

Quanto desceram

Basta passar junto a um posto de abastecimento para confirmar que o preço dos combustíveis está efetivamente mais baixo. Contudo, também depressa nos apercebemos de que o preço desceu menos que o prometido.

De acordo com o site Maisgasolina.pt na Galp a gasolina desceu 11,5 cêntimos por litro, o gasóleo 10,2 cêntimos por litro e o GPL 13,1 cêntimos por litro.

Na BP a descida foi de 10 cêntimos por litro na gasolina e 12 cêntimos por litro no gasóleo. Por fim, na Repsol a gasolina está mais barata 11 cêntimos por litro e o gasóleo custa menos 10 cêntimos por litro em comparação com a semana passada.

Atenção à fatura

O aviso é feito pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que numa publicação na sua conta de Twitter começou por afirmar: “a redução do ISP num valor equivalente à descida do IVA para 13% traduz-se, já hoje, num desconto de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo”.

Na mesma rede social António Costa avançou que ASAE vai estar atenta à aplicação da redução do ISP e deixou um conselho: “todos devemos olhar com atenção para a fatura, de modo a garantir que o desconto é mesmo aplicado”.

Entretanto a ASAE já anunciou que vai mesmo monitorizar a evolução dos preços para avaliar o impacto da redução do ISP. A ASAE aconselha ainda os contribuintes a comunicarem “qualquer situação de eventual irregularidade no que concerne a práticas comerciais desleais”.

Fonte: Maisgasolina.pt.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?