Notícias Como calibrar os airbags do GMA T.50? Com muita «dor»

Arranque a Frio

Como calibrar os airbags do GMA T.50? Com muita «dor»

O desenvolvimento do GMA T.50 continua. Para garantir que os airbags só insuflam quando é preciso, há que passar por vários testes abusivos.

GMA T.50

Inserido numa série de vlogs que nos mostram os «bastidores» do desenvolvimento do GMA T.50, neste vídeo o piloto Dario Franchitti fala-nos sobre os testes de calibração dos airbags.

Revelado há dois anos e cada vez mais próximo do início da sua produção, estes testes de desenvolvimento são simples e de importância crucial.

Afinal, são estes testes que asseguram que os airbags do GMA T.50 não são acionados inadvertidamente quando o hipercarro britânico tem de ultrapassar certos obstáculos.

A NÃO PERDER: V12 do GMA T.50 soa como um Fórmula 1 de outros tempos

É por isso que vemos o GMA T.50 enfrentar vários tipos de obstáculos, desde passar lombas a atravessar um degradado piso de paralelo a 60 km/h, passando pelo saltar de uma rampa a 70 km/h ou atravessar uma «passagem de nível» a 80 km/h, e até embater num monte de gravilha a 30 km/h ou num javali simulado de 80 kg a 70 km/h.

Apesar da violência destes testes, só um é que causou danos reais ao GMA T.50 XP1, o primeiro protótipo de desenvolvimento que já tem lugar garantido no museu da marca. Este consistia em embater com a roda lateralmente numa placa metálica, e após o impacto, ficou com um pneu e um tirante da suspensão danificado.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tem o motor do GMA T.33?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GMA T.33. O novo supercarro V12 de Gordon Murray
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

GMA T.33. O novo supercarro V12 de Gordon Murray