Notícias AIE propõe menos 10 km/h nas autoestradas para poupar petróleo

Combustíveis

AIE propõe menos 10 km/h nas autoestradas para poupar petróleo

Esta é uma de 10 propostas da Agência Internacional da Energia (AIE) para reduzir o consumo de petróleo e mitigar os efeitos das sanções à Rússia.

Velocímetro

Com receio de que as sanções impostas à Rússia se possam traduzir numa das maiores crises de abastecimento de energia das últimas décadas, a Agência Internacional da Energia (AIE) desenvolveu um plano para mitigar os seus efeitos.

Segundo a AIE, a concretização deste plano com 10 pontos tem o potencial de reduzir a procura de petróleo em 2,7 milhões de barris por dia nos próximos quatro meses, ajudando a combater a dependência da Rússia.

Este surge depois de a AIE ter alertado para o risco de as interrupções na produção de petróleo poderem “criar um choque global de oferta”, principalmente porque a produção por parte da Rússia pode cair 30%, levando a uma crise de abastecimento.

A NÃO PERDER: É possível converter um motor Diesel para funcionar a GPL?
Propostas AIE
As propostas da AIE.

As propostas

Entre as medidas propostas contam-se a redução do limite de velocidade nas autoestradas em, pelo menos, 10 km/h; a proibição da circulação automóvel nas grandes cidades aos domingos; a entrada alternada de automóveis particulares nas cidades segundo a matrícula.

Além disto, a AIE propõe ainda a redução do custo dos transportes públicos; a aceleração da adoção de veículos elétricos e outros mais eficientes e até a implementação de três dias de teletrabalho por semana sempre que possível.

Segundo Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia, estas medidas permitem “aliviar as tensões do mercado, reduzir o preço pago pelos consumidores e diminuir os danos económicos”.

Ainda acerca destas medidas, Fatih Birol afirmou: “Como e se as ações para reduzir o uso de petróleo são implementadas, isso está sujeito às circunstâncias de cada país. Os governos devem assumir a liderança, mas algumas medidas podem ser realizadas diretamente por estados, regiões, cidades ou outros níveis de governo – ou voluntariamente por cidadãos e empresas”.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Saab 9-2x?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco