Notícias Produção automóvel em Portugal sofre quebra em fevereiro

Produção

Produção automóvel em Portugal sofre quebra em fevereiro

Nos primeiros dois meses de 2022 a produção automóvel em Portugal foi de 42 008 veículos, menos 23,2% do que em 2021.

volkswagen autoeuropa
© Volkswagen

A produção automóvel em Portugal caiu 16,5% em fevereiro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em fevereiro de 2022 foram produzidos em Portugal 23 977 viaturas automóveis, sendo que se estendermos esta análise ao mês de janeiro percebemos que nos dois primeiros meses deste ano saíram das fábricas instaladas em Portugal 42 008 veículos.

Por comparação com os dois primeiros meses de 2021, a produção automóvel no nosso país registou uma quebra de 23,2%.

A NÃO PERDER: Guerra na Ucrânia. Falta de cablagens está a afetar a produção da Volkswagen, Porsche e BMW
Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa

Apesar da descida assinalada em janeiro e fevereiro, a produção de viaturas automóveis em Portugal continua a destinar-se quase por completo às exportações, como esclarece a ACAP.

97,2% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, destaca a ACAP.

E desses, 95,2% têm como destino o mercado europeu, com a França a ser o principal destino (25,7%). A Alemanha surge logo a seguir, recebendo 14,2% dos veículos produzidos em solo nacional. Itália (14,2%) e Espanha (11,2%) fecham o topo do ranking.

Fábrica da Stellantis em Mangualde
Fábrica da Stellantis em Mangualde

E os pesados?

No que aos veículos automóveis pesados diz respeito, foram montados oito unidades em Portugal nos dois primeiros meses de 2022, o que representa um decréscimo de 42,9% face ao mesmo período do ano passado, onde tinham sido feitos 17.

LEIAM TAMBÉM: Herbert Diess: “conflito prolongado na Ucrânia será pior do que a pandemia”

“De janeiro a fevereiro de 2022 todos os veículos montados em Portugal foram exportados, sendo a Alemanha o único destino destes veículos”, pode ler-se no comunicado da ACAP.

A somar a isto, quer em janeiro quer em fevereiro apenas foram montados veículos pesados de passageiros nas fábricas nacionais.

Fonte: ACAP

Sabe esta resposta?
Em que ano o Alfa Romeo 156 venceu o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal