Notícias Conheçam a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica da Kawasaki

Arranque a Frio

Conheçam a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica da Kawasaki

A Kawasaki acaba de apresentar a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica que pode transportar pessoas ou mercadorias.

kawasaki bex
Gorgan

Depois de ficarmos a conhecer o Spot, o cão robô da Boston Dynamics, é a vez de conhecermos a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica criada pela Kawasaki.

Apresentado na International Robot Exhibition, em Tóquio (Japão), este «caprino» foi criado como parte do programa Kaleido da empresa, que desde 2015 tem como objetivo criar robôs humanóides.

Mas pelo caminho, os engenheiros da empresa japonesa perceberam que quatro pernas davam mais estabilidade do que duas e viram aqui uma oportunidade de criar algo diferente.

A NÃO PERDER: Fiquem a conhecer o novo “cão de guarda” da Hyundai Motor Group

Graças aos seus quatro apoios, este robô é capaz de realizar diversas atividades e, de acordo com a empresa nipónica, pode ser usado para trabalhos em armazéns e fábricas, ou até em cenários de catástrofe.

Esta cabra-montesa robótica é ainda capaz de se baixar e de transportar pessoas, que a podem controlar através de um guiador. De acordo com a Kawasaki, esta cabra pode suportar até 100 kg de peso.

No vídeo acima podemos ver este robô adaptado para transportar pessoas, mas a parte superior do seu corpo é modular, podendo ser adaptada a outro tipo de utilização.

kawasaki cabra bex

Mas uma coisa é certa: a avaliar por este vídeo, não esperem deste caprino a «genica» de uma Kawasaki de duas rodas.

Fonte: CNET


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi fundada a Yamaha?