Notícias Quantas horas precisa um português de trabalhar para encher o depósito do carro?

Combustíveis

Quantas horas precisa um português de trabalhar para encher o depósito do carro?

E como nos comparamos com os outros países da UE? O português precisa de trabalhar mais ou menos horas para encher o depósito de combustível?

portugal-trabalho-encher-depósito
Designed by pch.vector / Freepik

Nas últimas duas semanas o preço médio do gasóleo em Portugal continental subiu 30 cêntimos e o da gasolina subiu 20 cêntimos, castigando de forma significativa as famílias portuguesas.

Naturalmente, estes aumentos fizeram «correr muita tinta» e também fez-nos olhar para os outros, comparando a realidade nacional com a de outros países, sobretudo os europeus.

Será que fomos mais ou menos afetados que os restantes países europeus pela subida do preço dos combustíveis?

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Posto combustível diesl gasolina

Para saber a resposta, o portal MaisFactos cruzou o rendimento líquido anual de um trabalhador a full time (solteiro e sem filhos) com salário igual à media nacional — dividido pelo número de horas de trabalho anuais — com o preço a pagar para encher um depósito de 50 litros de gasolina (segundo os preços médios do combustível em cada país).

Assim, cada português precisa em média de aproximadamente dois dias de trabalho, o equivalente a 14 horas, para ganhar o suficiente para conseguir encher o depósito do seu carro com 50 litros de gasolina.

Mais significativo é que dessas 14 horas de trabalho, cerca de sete horas, ou metade, servem para pagar os impostos ao Estado incorporados no preço do combustível (ISP, CSR, IVA e taxa de carbono).

Espanhóis precisam de menos 6 horas do que portugueses

Olhando para a média dos países da União Europeia, são necessárias oito horas de trabalho para abastecer o mesmo depósito de 50 litros de gasolina, menos 43% do que em Portugal.

Para isso muito contribui a realidade registada no centro e norte da Europa, onde em praticamente todos os países é necessário trabalhar menos de um dia — ou seja, menos de oito horas de trabalho — para conseguir um rendimento suficiente para encher o depósito de combustível.

«Aqui ao lado», em Espanha, por exemplo, basta trabalhar oito horas, um número em linha com a média do «velho continente».

A República da Irlanda e a Dinamarca são quem tem o melhor registo, já que em ambos os países cinco horas de trabalho bastam para «pagar» um depósito de combustível.

Na outra extremidade temos países como a Bulgária (22 horas), a Roménia (21 horas) e a Letónia (19 horas).

Fonte: MaisFactos