Para que servem os pontos pretos nos vidros dos carros?

Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Curiosidades

Para que servem os pontos pretos nos vidros dos carros?

Presentes nos vidros de praticamente todos os automóveis, estes pequenos pontos pretos são bem mais importantes do que podem imaginar.

Certamente já deve ter reparado que nos vidros de muitos automóveis, provavelmente até do seu, que estes, nos seus extremos, têm uma banda preta seguidos de uns pontos pretos.

Se já se perguntou o que é que essa banda e pontos pretos estão lá a fazer — é apenas uma característica estética ou terão alguma função —, vamos responder a essa mesma questão.

Começando pela banda preta, esta chama-se «Frit» (ou «frisus») e consiste numa faixa de tinta cerâmica, impossível de retirar, que é inserida no vidro aquando da sua produção (quando este é cozido).

A NÃO PERDER: Por que motivo muitos carros alemães estão limitados a 250 km/h?
pontos pretos nos vidros
Os frisos pretos são uma «norma» nos vidros dos carros atuais.

A razão da sua existência prende-se com três funções: criar uma superfície mais rugosa para facilitar a ação da cola que fixa o vidro no lugar; tapar essa mesma cola para que não seja vista do lado de fora do carro e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta).

Esta última função é, provavelmente, a mais importante de todas. Afinal de contas, com a ação dos raios UV ao longo do tempo, a cola usada para fixar o para-brisas começaria a deteriorar-se e a perder propriedades. No limite, poderia mesmo deixar de cumprir a sua função de… colar.

E os pontos pretos, servem para quê?

Quanto aos pontos pretos nos vidros, como é possível de observar, estes não são colocados de forma aleatória, assumindo um padrão denominado “meio-tom”, ficando mais pequenos e distantes entre si conforme se afastam da faixa preta. Oferecem, assim, uma transição visual mais agradável entre a banda preta e o vidro em si.

Contudo, a sua função não é meramente estética. Para moldar o vidro com a curvatura certa é necessário aquecê-lo, levando-o ao forno. Contudo, a banda preta que contorna o vidro vai aquecer mais depressa que o resto do vidro, podendo levar a deformações e distorções óticas.

pontos pretos nos vidros

Os pontos pretos permitem, desta forma, também criar um gradiente térmico entre a banda preta e o resto do vidro, reduzindo não só essa distorção ótica como tapando-a.

LEIAM TAMBÉM: Para que servem estas setas de plástico nas porcas das rodas dos camiões?

Por fim, estes pontos pretos têm ainda uma terceira função, principalmente nos modelos mais recentes, em que também surgem atrás do espelho retrovisor. Nesse caso, o objetivo passa por oferecer mais alguma proteção contra os raios solares, principalmente porque aquela zona não é abrangida pelas palas para-sol.

Sabe responder a esta?
Qual foi o primeiro modelo a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Fiat. A marca que «inventou» os motores Diesel modernos

Mais artigos em Autopédia