Notícias Este Suzuki Jimny foi resgatado ao fim de 40 anos «preso» na floresta

Resgate

Este Suzuki Jimny foi resgatado ao fim de 40 anos «preso» na floresta

Este Suzuki Jimny de primeira geração esteve «preso» na floresta durante quatro décadas. Finalmente, decidiram resgatá-lo…

Suzuki Jimny abandonado

Existem histórias especiais e esta é, sem sombra de dúvidas, uma delas. O protagonista é um Suzuki Jimny de primeira geração que esteve atascado e abandonado durante 40 anos (segundo o que o proprietário diz no vídeo) nas montanhas da Serra Nevada, nos Estados Unidos.

Ao fim de todos estes anos, o pequeno jipe foi finalmente resgatado pela Matt’s Off Road Recovery, uma equipa de resgate norte-americana que se dedica precisamente a isto: a «salvar» carros presos em lugares de acesso quase impossível.

E escusado será dizer que este Jimny foi mais uma «missão» bem sucedida, ainda que com muitos altos e baixos pelo percurso, que ficaram registados em vídeo (ver abaixo).

A NÃO PERDER: O derradeiro Suzuki Jimny terá de ser este com eixos pórticos

Quatro décadas abandonado. Como?

Para entender a história deste Suzuki Jimny LJ20 é preciso recuar 40 anos, altura em que o proprietário deste jipe estava a trabalhar numas minas na zona e um deslizamento de terra prendeu por completo o pequeno todo o terreno, que ali ficou durante longas quatro décadas.

Agora, e ao fim de todos estes anos, contactou os especialistas da Matt’s Off Road Recovery e apresentou-lhes a ousada missão de o resgatar. Naturalmente, a equipa aceitou o desafio e até inventou um nome para o descrever: Operação Golden Nugget.

Um resgate que «meteu água»

A primeira fase deste resgate passou, naturalmente, por conhecer o terreno. E rapidamente a equipa percebeu a missão hercúlea que tinha pela frente: o caminho até ao Jimny era um trilho com pouco mais de um metro de largura, com muitas árvores, pedras e um rio.

E tudo se complicou quando encontraram o pequeno «samurai»  preso numa área de floresta muito densa e com a direção totalmente bloqueada.

Mas apesar da dificuldade do desafio, era possível retirá-lo do lugar. E aqui, a «ajuda» de um Jeep Cherokee Xj totalmente modificado — apelidado de banana… por motivos óbvios — foi fundamental.

LEIAM TAMBÉM: Não estão a ver mal, é mesmo um Suzuki Jimny rat rod

E assim começou o resgate deste Jimny, que sobreviveu a tudo, até mesmo à travessia de um rio que implicou que ficasse completamente submerso. Nesse momento acabou por ficar preso numa rocha, perdendo até um dos faróis, ficando com ainda mais danos na dianteira. Mas sobreviveu.

E agora?

A equipa Matt’s Off Road Recovery acredita ser possível recuperar este Jimny e para o provar acabou mesmo por comprá-lo ao seu proprietário, que acompanhou de perto toda esta «expedição»: afinal só ele sabia onde estava o carro.

Quanto ao preço da compra (ou da venda!), foram uns impressionantes 210 dólares, qualquer coisa como 181 euros, mais 10 dólares do que o Jimny tinha custado na época.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»