Notícias Condutores em São Francisco estão a deixar bagageiras abertas para não serem roubados

Crime

Condutores em São Francisco estão a deixar bagageiras abertas para não serem roubados

Em São Francisco, na Califórnia, EUA, o aumento de roubos a veículos está a aumentar substancialmente em 2021.

Bagageira aberta SUV

Parece uma notícia de 1 de abril, mas é real. Em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA), mais em específico na Bay Area, tem-se registado um aumento significativo de roubos a automóveis em 2021, com particular incidência nos últimos meses, em que os ladrões partem as janelas dos veículos, incluindo a da bagageira, para roubar os pertences do interior.

Face a esta situação, alguns condutores têm começado a deixar as bagageiras dos seus veículos abertas quando estacionados, de modo a mostrar que não há nada no interior para roubar, tentando evitar que sejam infligidos danos aos veículos.

É precisamente isso que relata a reportagem do canal ABC7:

VEJAM TAMBÉM: É possível escapar? Já se roubam catalisadores em plena «luz do dia»

A imagem dos dois SUV com os portões das bagageiras abertos tornou-se viral, deixando inclusive as forças de segurança alarmadas, como podemos atentar nas palavras do Subchefe do Departamento da Polícia de São Francisco, Tom Garret ao canal ABC7: “Estou chocado. Há tanta coisa que pode correr mal aqui.”

O que Tom Garret refere-se é que, devido ao facto do veículo estar aberto, os ladrões acabam por ter acesso facilitado a todo o interior do veículo, incluindo ao porta-luvas, onde poderão estar guardados papéis ou documentos que possam indicar a residência do proprietário do veículo, aumentando assim o risco.

Os assaltos a automóveis aumentaram 32% nesta área em 2021, quando comparado com 2020, e tem sido acompanhado por um aumento significativo de assaltos a lojas comerciais.

A polícia de São Francisco recomenda, previsivelmente, que os condutores não deixem a porta da bagageira aberta ou as janelas.

Em vez disso, apela a que reportem às autoridades policiais qualquer roubo ou tentativa do ato, ajudando à identificação dos autores e também de quais as áreas mais afetadas, para otimizar as rotas de patrulhamento e envio de polícias, e ainda para melhor delinear operações policiais.