Notícias Falta de AdBlue faz preços dispararem e ameaça transporte de mercadorias

AdBlue

Falta de AdBlue faz preços dispararem e ameaça transporte de mercadorias

Os motores Diesel modernos precisam de AdBlue para funcionarem, mas o aditivo começa a escassear e os preços já triplicaram.

AdBlue

O AdBlue é uma solução à base de ureia e água desmineralizada, usada nos sistemas de tratamento de gases de escape dos motores Diesel mais recentes, que tem como objetivo reduzir as emissões de óxidos de azoto (NOx), que são prejudiciais à saúde humana.

Nas últimas semanas, o AdBlue começou a faltar, tendo chegado a esgotar nalguns postos de abastecimento, ao mesmo tempo que o preço subiu substancialmente, custando até três vezes mais.

Uma situação que a continuar, pode colocar em causa o funcionamento do setor do transporte rodoviário de mercadorias e não só.

VEJAM TAMBÉM: AdBlue acabou. E agora? Vou ter problemas no motor?
AdBlue

Os três principais produtores de AdBlue na Europa — Duslo (Eslováquia), Yara (Itália) e SKW Piesteritz (Alemanha) — cortaram na produção do aditivo e aumentaram os preços para fazer face ao aumento dos preços do gás e eletricidade.

Em Portugal, a escassez também se faz sentir, assim como a subida do preço, como avançou Pedro Polónio, presidente da ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos de Mercadorias) em declarações à TSF: “Neste momento o AdBlue custa, face ao período antes do verão, três vezes mais, o que implica para as empresas de transporte um custo superior a 100 euros por mês só para Adblue. Em termos do abastecimento começamos a notar algumas dificuldades em Portugal e em Espanha e já houve dias de rutura.”

Também a Federação Portuguesa do Táxi expressou o mesmo tipo de preocupações, com o seu presidente Carlos Ramos a afirmar que os táxis podem mesmo parar caso não possam ser abastecidos com AdBlue.

Fonte: TSF