Notícias É assim que se conduz um Lancia LC2 de Le Mans na estrada

Arranque a Frio

É assim que se conduz um Lancia LC2 de Le Mans na estrada

Pode não ser tão marcante quanto as lendas do mundial de rali, mas o LC2 é um Lancia muito especial. E este vídeo lembra-nos disso.

Lancia LC2

Os anos passam, mas o Lancia LC2, construído para competir no Grupo C em Le Mans, continua a ser um dos modelos mais impressionantes de sempre da marca de Turim.

No total foram construídas sete unidades, que participaram em 51 corridas e conseguiram três vitórias. Mas este exemplar em particular foi mais longe e continua a sua “vida” nas estradas.

Sim, isso mesmo. Este Lancia LC2 faz parte da coleção privada de Bruce Canepa, ex-piloto norte-americano que acaba de publicar um vídeo onde aparece ao volante deste protótipo na via pública.

A NÃO PERDER: Está confirmado. Lancia Delta vai regressar como 100% elétrico

Escusado será dizer que este é um daqueles vídeos em que é obrigatório subir o volume, para ouvir o motor V8 de origem Ferrari — que naquela época pertencia ao Grupo FIAT — a “gritar” bem alto.

Este motor, estreado no Ferrari 308 GTBi, em 1982, era atmosférico e tinha 3.0 litros de capacidade, mas no Lancia LC2 foi modificado para reduzir a cilindrada até aos 2.6 litros (voltaria à configuração de 3.0 litros em 1984, para aumentar a fiabilidade) e recebeu um turbocompressor KKK.

Os detalhes em torno do exemplar de Bruce Canepa são escassos, mas sabe-se que existem LC2 semelhantes a este a produzir uns impressionantes 840 cv de potência às 9000 rpm e 1084 Nm de binário máximo às 4800 rpm.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ferrari 365 GT4 Berlinetta Boxer?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer