Notícias Fábrica da Volkswagen em Wolfsburgo não produzia tão poucos carros desde 1958

Indústria

Fábrica da Volkswagen em Wolfsburgo não produzia tão poucos carros desde 1958

Queda da produção na unidade de Wolfsburgo está relacionada com a escassez de semicondutores que tem afetado a indústria automóvel nos últimos meses.

Volkswagen Wolfsburgo
Matthias Leitzke

Até ao momento, o Grupo Volkswagen produziu apenas 300 000 automóveis este ano na fábrica de Wolfsburgo (Alemanha), um número que de acordo com uma fonte da empresa — citada pela Automotive News Europe — não era tão baixo desde 1958.

Esta unidade de produção, de onde saem modelos como o Golf, o Tiguan e o SEAT Tarraco, produz uma média de 780 000 veículos por ano há aproximadamente uma década e desde 2018 que tem como objetivo subir este número para lá da barreira do milhão de unidades. Mas atualmente está a produzir apenas um terço dessa meta.

Os motivos prendem-se, naturalmente, com os problemas de fornecimento e com a escassez de chips que tem afetado as operações dos fabricantes automóveis e que até já levou à suspensão de várias unidades de produção por falta de componentes, entre elas a “nossa” Autoeuropa.

A NÃO PERDER: Diretor geral da Audi: Crise da escassez de chips é a “tempestade perfeita”
Volkswagen Wolfsburgo

Isto, juntamente com a pandemia de Covid-19, levou a que em 2020 já só tivessem saído da linha de montagem de Wolfsburgo menos de 500 000 automóveis, número que de acordo com a publicação Die Zeit será ainda mais baixo este ano, por culpa do agravamento da crise dos semicondutores.

Estima-se que a escassez de chips vai resultar em menos 7,7 milhões de veículos produzidos este ano e terá um custo de cerca de 180 mil milhões de euros para a indústria.

LEIAM TAMBÉM: Novo Volkswagen Polo 1.0 TSI (2022). Tudo o que mudou

Recorde-se que a unidade de produção de Wolfsburgo — fundada em maio de 1938 — é uma das maiores do mundo e conta com uma área a rondar os 6,5 milhões de m2.

Volkswagen Golf Wolfsburgo
Sabe esta resposta?
Em que ano deixou de ser produzido o Volkswagen Basis-Transporter?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Basis-Transporter. O elemento “esquecido” dos comerciais da Volkswagen