Notícias Agora já podem ter o R26B do Mazda 787B em casa

Arranque a Frio

Agora já podem ter o R26B do Mazda 787B em casa

No ano em que se comemoram os 30 anos da vitória nas 24 Horas de Le Mans do Mazda 787B, a MZ Racing criou uma versão miniaturizada do seu motor rotativo.

Miniatura R26B

Um dos motores mais peculiares a conquistar as 24 Horas de Le Mans, o R26B, o motor rotativo que equipava o Mazda 787B que ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1991 foi eternizado sob a forma de uma miniatura.

Produzida pela empresa MZ Racing com o auxílio da Kusaka Engineering (que fez um scan 3D do motor original), este “mini-R26B” apresenta-se à escala 1:6, custa 179 300 ienes (cerca de 1362 euros) e visa comemorar os 30 anos da conquista da Mazda. Quanto às encomendas, estão abertas até 10 de dezembro.

Apesar de não contar com peças móveis, o nível de detalhe desta miniatura é impressionante. Por exemplo, cada um dos quatro rotores surge fixo ao eixo excêntrico na posição correta em relação ao primeiro rotor.

A NÃO PERDER: Mazda RX-7: o único Grupo B com motor Wankel

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a MZ Racing decidiu produzir uma miniatura deste icónico motor, uma vez que já em 2018 havia produzido 100 unidades do R26B em miniatura.

Contudo, essas não contavam com uma etiqueta que assinala o 30º aniversário da vitória em Le Mans, com uma placa de especificações do 787B e outra com as especificações do R26B, nem com uma mensagem de Takayoshi Ohashi, o diretor da equipa que supervisionou o programa da Mazda em Le Mans.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso