Notícias Este «skate» é a base da Citroën para o futuro da mobilidade urbana

Apresentação

Este «skate» é a base da Citroën para o futuro da mobilidade urbana

Totalmente autónoma e elétrica, a "The Citroën Skate" pode receber cápsulas dedicadas a diferentes serviços e utilizações.

Citroën Urban Collëctif

A Citroën não descansa. Acabada de revelar a sua visão para a mobilidade urbana atual sob a forma do simpático Ami, a marca gaulesa volta a pôr “mãos à obra” e mostrou uma nova solução para a mobilidade urbana do futuro.

O resultado foi a “The Citroën Skate”, uma plataforma totalmente autónoma (capaz de condução autónoma de nível 5) que pretende deslocar-se quase sem interrupções em meio urbano e sem que seja necessário um humano para a controlar. Já o carregamento seria feito por indução em bases de carregamento dedicadas.

Quanto à “carroçaria”, essa consiste numa série de cápsulas (ou Pods) dedicados a diferentes serviços e utilizações.

A NÃO PERDER: Há um novo Citroën C3, mas não vem para a Europa

Três deles foram projetados pelas empresas Accor e JCDecaux, às quais a Citroën se juntou para criar uma parceria designada “The Urban Collëctif” que visa criar um novo conceito de mobilidade.

De acordo com a Citroën, a separação entre a plataforma e os serviços de mobilidade permite “maximizar o uso da tecnologia autónoma, ao mesmo tempo que expande as ofertas de serviços”.

Manobras não são problema

Pensada como uma solução de mobilidade partilhada, a “The Citroën Skate” troca as tradicionais rodas por esferas de borracha (similares à bola usada num rato de computador) produzidas pela Goodyear e que permitem uma manobrabilidade omnidirecional (360º).

Equipada com a suspensão “Citroën Advanced Comfort”, esta plataforma integra não só a tecnologia que permite a condução autónoma (radares e lidar) como as baterias e o motor elétrico.

Com apenas 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51 cm de altura para não “ocupar” muito espaço, a “The Citroën Skate” vê sua velocidade máxima limitada aos 25 km/h ou 5 km/h consoante a zona onde circula. Além disto, é ainda possível configurar a velocidade de acordo com a utilizações dos Pods montados na “The Citroën Skate”.

Citroën Urban Collëctif
A “The Citroën Skate” e os três Pods já projetados.

Com a promessa de agilizar o tráfego em pelo menos 35%, a “The Citroën Skate” é a plataforma de mobilidade que permite que os Pods se movam de acordo com as necessidades, posicionando-se abaixo dos Pods solicitados. Uma vez selecionado, em apenas 10 segundos é feita a acoplação do Pod.

VEJAM TAMBÉM: Solução de futuro? O Citroën DS original foi eletrificado

Os primeiros Pods

Os primeiros Pods foram projetados pelas duas parceiras da Citroën no “The Urban Collëctif”. A Accor criou os Pods “Sofitel En Voyage” e “Pullman Power Fitness” com o objetivo de “inventar a “hospitalidade móvel no centro das cidades””.

O Pod “Sofitel En Voyage” permite transportar dois a três passageiros e foi buscar inspiração à cidade de Paris, ao mobiliário francês e à costura. No seu interior conta com um ecrã em LED, um bar e até um tablet para fazer videoconferência com um concierge Sofitel, que organizaria a reserva de um restaurante ou de bilhetes para o teatro.

Já o Pod “Pullman Power Fitness” procura proporcionar a experiência atlética das salas de fitness Pullman, levando apenas um utilizador e permitindo-lhe fazer desporto de uma forma independente (tem um remo de um lado e uma bicicleta do outro), tudo isto enquanto se desloca dentro da cidade. Para o ajudar nessa tarefa está presente um treinador digital.

LEIAM TAMBÉM: C5 X. Já estivemos, brevemente, com o novo topo de gama da Citroën

Por fim, a a JCDecaux preferiu desenvolver o seu Pod com base nas soluções de transporte urbano a pedido para todos os públicos. O resultado foi o “JCDecaux City Provider” que transporta até cinco passageiros aos quais oferece tomadas USB e dois ecrãs interativos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208