Notícias De doidos! 675 cv e mais de 300 km/h para este Audi RS 3

Tuning

De doidos! 675 cv e mais de 300 km/h para este Audi RS 3

Afinal quanto "aguenta" o cinco cilindros em linha do Audi RS 3? Neste exemplar preparado pela DVX, o número de equídeos sobe de 400 para uns surpreendentes 675 .

Audi RS 3 DVX

O cinco cilindros em linha do Audi RS 3 é a sua imagem de marca, é o que o distingue de todos os outros hot hatch que se conformaram aos quatro cilindros turbo, e que também lhe dá uma voz única.

De origem debita 400 cv de potência e 480 Nm — dados referentes à geração do RS 3 do vídeo, a 8V, a anterior à atualmente em comercialização. Mas a preparadora belga DVX Performance, viu muito mais potencial no pentacilíndrico que equipa o RS 3.

No exemplar deste vídeo, a potência aumentou em mais de 50%, saltando para os 675 cv, enquanto o binário deu um salto ainda maior, para os 800 Nm! Números que não destoariam num superdesportivo!

VEJAM TAMBÉM: Audi RS 3 mostra “quem manda” no Nürburgring com novo recorde
Audi RS 3 DVX

E por muito impressionantes que sejam estes números, a DVX anuncia no seu website um Stage 4 para o RS 3 que extrai do cinco cilindros 720 cv e 860 Nm! Mas estes números podem ainda subir mais com recurso a gasolina de 102 octanas, atingindo, segundo eles, 800 cv (o dobro da potência original) e os 900 Nm!

Para conseguir extrair tanto do motor do Audi RS 3, a DVX Performance equipa-o com o seu próprio turbo, sistemas novos de admissão e escape, bielas mais fortes (forjadas), novos injetores e intercooler, e, claro, uma nova gestão eletrónica.

Como seria de esperar, com este nível de potência, este hot hatch ficou muito mais rápido.

VEJAM TAMBÉM: O último Audi com motor de combustão será lançado em 2025, mas…

O exemplar do vídeo, com 675 cv de potência, reduz o arranque dos 0 aos 100 km/h dos 4,1s originais para apenas 3,2s e a velocidade máxima dispara dos limitados 250 km/h para uns impressionantes 315 km/h — isto num hot hatch e numa prática e compacta carroçaria de cinco portas.

O canal AutoTopNL pôde testar este Audi RS 3 “dos infernos”, e o que é surpreendente é a facilidade com que ganha velocidade, mesmo quando o mostrador digital aproxima-se (e ultrapassa) os 300 km/h — marca que demora apenas 31s a atingir!