Notícias Ferrari 355 Challenge que foi de Jay Kay, está à venda, mas não se limitou a correr

Leilões

Ferrari 355 Challenge que foi de Jay Kay, está à venda, mas não se limitou a correr

Pensado para as pistas, este Ferrari 355 Challenge é famoso não pelos resultados obtidos nos circuitos, mas por ter tido como dono Jay Kay, dos Jamiroquai.

Ferrari 355 Challenge
Collecting Cars

Se há alguém no mundo da música cuja paixão pelos automóveis não é segredo, essa pessoa é Jay Kay, dos Jamiroquai. Prova disso são os vários carros que já integraram a sua coleção, entre os quais se chegou a contar o Ferrari 355 Challenge de que vos falamos hoje.

Atualmente à procura de novo dono num leilão promovido pela plataforma “Collecting Cars”, este 355 Challenge nasceu com um objetivo: a competição. Destinado ao troféu monomarca estabelecido pela Ferrari em 1993 para o 348 e entretanto “aberto” ao 355 em 1995, este Ferrari 355 Challenge  “denunciam-no ” com a presença de vários elementos.

Equipado com um 3.5 V8 atmosférico de 380 cv e 363 Nm acoplado a uma caixa manual de seis relações, o 355 Challenge conta ainda com um escape mais leve, uma asa traseira e suspensão revista, um para-choques mais leve e ainda os travões Brembo de 14” usados pelo Ferrari F40.

Já no interior destaca-se a roll cage, a baquet, os arneses no lugar dos tradicionais cintos de segurança e ainda um volante da Momo. Neste exemplar em particular, para poupar peso foram ainda removidos os faróis escamoteáveis.

A NÃO PERDER: Este 166 MM foi o primeiro Ferrari em Portugal e está à venda

“Pau para toda a obra”

Apesar de, tal como informa o anúncio, ter sido usado em diversas provas (Pirelli Ferrari Formula Classic, Pirelli Ferrari Open e o AMOC Intermarque Championship), a “vida” deste Ferrari 355 Challenge não foi passada exclusivamente nas pistas.

Ao que consta, quando na posse de Jay Kay, este 355 Challenge foi usado como “carro-câmara” nas filmagens de alguns dos videoclipes dos Jamiroquai (terá sido usado para gravar o famoso vídeo de “Cosmic Girl”?).

A seguir ao músico britânico, o carro foi propriedade de pilotos, pintores e até do presidente do clube britânico de proprietários de Ferrari.

Submetido pela última vez à MOT (a inspeção britânica) em 2006, este Ferrari não esconde que foi (bem) usado. Com 16 414 milhas (26 416 km), este apresenta “marcas de guerra” como alguns riscos provocados por pedras projetadas em pista e até um espelho reparado com recurso a… fita gomada.

VEJAM TAMBÉM: Ferrari 812 GTS é demasiado civilizado? O 812 GTS N-Largo da Novitec é a solução

Apesar das “roupas de competição”, é possível converter este Ferrari 355 Challenge para o usar na via pública sem grande dificuldade. Quanto ao preço desta unidade, para já, a licitação mais alta fixa-se nas 75 mil libras (perto de 88 mil euros).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer