Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Camião de Bombeiros

Quatro motores elétricos Volvo e um Diesel BMW. Será este o camião de bombeiros do futuro?

Criado pela Rosenbauer, este camião de bombeiros foi desenvolvido em parceria com a Volvo Penta, que ficou encarregue do sistema motriz elétrico.

A Volvo Penta, a divisão do Grupo Volvo destinada ao desenvolvimento e fabrico de componentes e motorizações para uso industrial, começou a fabricar os primeiros motores elétricos que vão equipar um novo e revolucionário camião de bombeiros, denominado Rosenbauer RT.

Criado pela Rosenbauer, este camião foi desenvolvido em estreia parceria com a Volvo Penta, que ficou encarregue de todo o sistema motriz, que assenta em quatro motores elétricos e que foi desenvolvido de raiz para este camião.

Destes quatro motores, apenas dois são utilizados para tração do veículo e produzem 350 kW, o equivalente a 474 cv. Já o terceiro motor é usado como gerador e o quarto serve para fazer funcionar os mais diversos sistemas do veículo, entre eles o canhão de espuma montado no tejadilho.

A NÃO PERDER: Jacinto Eco Camões. O camião de combate a incêndios elétrico, de controlo remoto e… português
volvo penta camião eletrico 4

A alimentar tudo isto está uma bateria de iões de lítio com 100 kWh, mas quando a energia chega ao fim, entra em ação um motor Diesel de 3.0 litros com seis cilindros em linha — de origem BMW — que serve como um extensor de autonomia, para que este este veículo não fique “fora de combate”.

Em modo 100% elétrico, este camião será capaz de percorrer cerca de 100 km, sendo que o motor Diesel da BMW é capaz de acrescentar mais 500 km de autonomia ao sistema.

volvo penta camião eletrico 5

De acordo com a Volvo Penta, o desafio foi colocar todos estes sistemas a funcionar em paralelo, sendo que além do sistema motriz a empresa sueca ainda desenvolveu uma unidade de refrigeração ativa que opera com 600 volts, em vez dos habituais 24 volts.

Assim, e graças a esta poderosa unidade, o sistema de refrigeração não só é capaz de manter a temperatura da bateria “controlada” como ainda é capaz de arrefecer outros componentes deste veículo.

volvo penta camião eletrico 2

A imagem pode ser futurista, mas a verdade é que este camião de bombeiros do futuro — com capacidade para 2000 litros de água e 200 litros de espuma — já está em funcionamento, com as primeiras unidades construídas a fazerem parte de programas piloto em cidades como Berlim e Amesterdão.

LEIAM TAMBÉM: Conhece TODAS as siglas das viaturas de bombeiros

Mas a produção em série deste camião não está longe e a derradeira prova disso é que a Volvo Penta já começou a produzir o sistema motriz elétrico que o vai “animar”.

Sabe responder a esta?
Qual a potência total do camião "The Iron Knight" da Volvo Trucks?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Volvo S60 Polestar TC1 desafia o «Iron Knight», o camião com 2.400 cv

Mais artigos em Notícias