Notícias Duravam até novembro. Incentivos para aquisição de elétricos de passageiros esgotaram

Mercado

Duravam até novembro. Incentivos para aquisição de elétricos de passageiros esgotaram

Disponíveis até novembro deste ano, os incentivos à compra de veículos elétricos de passageiros para particulares já esgotaram. Mas nos incentivos disponíveis para ligeiros de mercadorias, o cenário é bem diferente.

Volkswagen ID3
© Guilherme Costa / Razão Automóvel

Os 700 incentivos para a compra de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, passíveis de serem solicitados por pessoas singulares, esgotaram em seis meses.

Apesar de o regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões de 2021 prever que o prazo para a submissão de candidaturas se prolongava até 30 de novembro de 2021, atualmente o número de candidaturas recebidas já ultrapassou o máximo estabelecido.

No total, e à data da publicação deste artigo, o Fundo Ambiental recebeu 738 candidaturas, das quais 638 foram já aprovadas, 32 excluídas, 25 aguardam aprovação e 31 aguardam elementos adicionais. Isto significa que os “cheques” do Estado para comprar um automóvel elétrico de passageiros esgotaram.

A NÃO PERDER: Quais os incentivos para veículos elétricos em 2021?
Renault Twingo Electric
Para 2021 os incentivos para a compra de automóveis elétricos de passageiros já esgotaram. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Originalmente o valor total disponível para estes incentivos ascendia aos 2,1 milhões de euros. Neste momento, e como se pode verificar através da página do Fundo Ambiental na qual podemos consultar o número total de candidaturas, o valor atribuído já ultrapassou o montante inicialmente previsto, apresentando um “saldo negativo” de 18 mil euros.

Para 2021 os incentivos na categoria dos veículos ligeiros de passageiros estavam apenas disponíveis para Pessoas Singulares (ou seja, empresas não se podem apresentar candidaturas). O valor do incentivo ascendia a um máximo de 3000 euros, com cada pessoa singular a poder candidatar-se apenas a um incentivo.

Recusadas mais de 77% das candidaturas a apoios para ligeiros de mercadorias

No que diz respeito aos incentivos disponíveis para a compra de ligeiros de mercadorias 100% elétricos (150 no total), aos quais se podiam candidatar tanto Pessoas Singulares (limite máximo de um incentivo) como Coletivas (que podem candidatar-se a dois incentivos), até agora foram recebidas 149 candidaturas.

Das candidaturas apresentadas, apenas 27 foram aceites, tendo 115 sido excluídas e estando, até ao momento, uma candidatura à espera de validação e outra a aguardar elementos adicionais. Isto significa que estão ainda disponíveis 116 candidaturas num total que ascende aos 696 mil euros.

 

Nissan e-NV200
Para a compra de veículos ligeiros de mercadorias ainda há incentivos.
LEIAM TAMBÉM: Querem mais elétricos nas estradas? Reforcem a rede de carregamento

Com um valor total de 900 mil euros, os incentivos disponíveis para a aquisição de ligeiros de mercadorias 100% elétricos ascendem, por candidatura, a um máximo de 6000 euros.

Fonte: Fundo Ambiental

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208